Acesse o Portal Unimed Fesp. Acesse o Portal Unimed Fesp Abrir o boletim no browser. Abrir o boletim no browser
Logo Fesp News.
Selo Unimed Fesp.
ED. 40 - 23 JANEIRO 2014

Fesp promove a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis

Fesp promove a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis.

Empenhada em difundir ações sustentáveis entre os Recursos Próprios das Unimeds do Estado de São Paulo, a Fesp se tornou membro de duas instituições voltadas para a sustentabilidade de hospitais e serviços de saúde. Em âmbito internacional, a Federação passou a integrar a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e no Brasil, a cooperativa se tornou membro do Projeto Hospitais Saudáveis.

Como integrante dessas instituições, a Fesp tem a missão de promover a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis e incentivar os Recursos Próprios do Sistema Unimed Paulista a aderirem a essa campanha. "A assistência à saúde gera um impacto ambiental e sanitário muito grande, com a emissão de diversos poluentes. Nesse sentido, a Fesp e também os hospitais das Unimeds do Estado de São Paulo, tem a responsabilidade de trabalhar suas estruturas para reduzir os impactos ambientais. Além disso, o fato de se trabalhar em rede facilita a implementação de diretrizes e possibilita a troca de experiências com outras organizações", afirma a coordenadora de Recursos Próprios, Rita Kaluf.

Entre as principais ações promovidas pelas organizações estão: Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), Campanha Saúde Sem Mercúrio e divulgação da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis, com os objetivos e ações propostas pela organização Salud sin Daño, que reúne a hospitais, sistemas de saúde e organizações profissionais e acadêmicas vinculadas com o setor de saúde do mundo todo.

As adesões ao Projeto Hospitais Saudáveis e à Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis são gratuitas e podem ser realizadas de forma individual (pessoas) ou institucional (organizações).

Para saber mais sobre as organizações e também conferir o nome da Fesp como membro das instituições, acesse os sites:
http://greenhospitals.net/en (em inglês),
http://hospitalesporlasaludambiental.net (em espanhol), e;
http://www.hospitaissaudaveis.org.

Fundação Unimed abre vagas para cursos de pós-graduação

Fundação Unimed abre vagas para cursos de pós-graduação.

A Fundação Unimed está com as inscrições abertas para três cursos de pós-graduação no Estado de São Paulo: Urgência, Emergência Médica e Terapia Intensiva, que será realizado em Ribeirão Preto, com início previsto para 14 de fevereiro; MBA em Administração Hospitalar, em Guarulhos, a partir de 21 de março; e Medicina do Trabalho, na Capital Paulista com início em 25 de abril.

Com mais de 300 turmas de pós-graduação realizadas e 600 alunos formados, a Fundação Unimed é uma instituição reconhecida nacionalmente na preparação de profissionais altamente capacitados. Os cooperados do Sistema Unimed têm descontos especiais nos cursos. Para mais informações, acesse o site www.fundacaounimed.org.br, ligue para 0800 70 21 301 ou envie um e-mail para inscricoes@fundacaounimed.org.br.

Agenda da Semana
Dia 22 de janeiro.
Dia da Semana

Diretoria Executiva se reuniu na sede da Fesp, em São Paulo;

Os diretores da Fesp estarão presentes na reunião do Conselho de Administração, na sede da Fesp;

Dia da Semana
Dia 23 de janeiro.
Dia 24 de janeiro.
Dia da Semana

A Diretoria Executiva participará da reunião conjunta das Federações Intrafederativas e Conselho de Presidentes.
Dr. Luiz Roberto Dib Mathias Duarte comparecerá à comemoração pelos 30 anos da Unimed Leste Paulista, em São João da Boa Vista.

Unimed Catanduva atende mais de duas mil pessoas em praça pública

Unimed Catanduva atende mais de duas mil pessoas em praça pública.

O programa Unimed na Praça, idealizado pela Unimed Catanduva, já atendeu, desde o início das ações em julho de 2013, 2.058 pessoas. Os resultados são preocupantes. A visita aos municípios serviu para constatar, por exemplo, que o número de casos de pessoas acima do peso representa mais da metade dos atendimentos. Em quatro cidades, de um total de 11 visitadas, os casos de alteração de pressão superaram a marca dos 30%; também em quatro cidades, a alteração da taxa de açúcar no sangue foi maior que 10% em relação ao total de entrevistados.

O evento, de acordo com o diretor de Desenvolvimento da Unimed Catanduva, Dr. Durval Ribas Filho, tem por objetivo avaliar a saúde da população, com vistas para a melhoria da qualidade de vida por meio da mudança de hábitos alimentares e o incentivo à prática de atividades físicas. “Desta forma, a Unimed Catanduva, por meio do programa, demonstra empenho em estar cada vez mais próxima da população das cidades que fazem parte da sua área de ação e em promover a saúde de todos, visto que o programa não é direcionado somente a beneficiários, mas a quem interessar”, declara Dr. Ribas.

Em oito cidades, o sobrepeso representou mais que 60% dos atendimentos. O peso ideal é estipulado conforme estabelece a Organização Mundial da Saúde (OMS), cujos dados são obtidos por meio do resultado do peso dividido pelo quadrado da altura. As cidades com índices mais preocupantes foram Santa Adélia com 69,79%, Itajobi 69,6% e Catiguá 65,16%.

Em algumas cidades, os casos de alteração de pressão e de glicemia ultrapassaram a média regional, que é de 21,9% para os casos de hipertensão arterial, e de 8,15% para alteração de glicemia. Novo Horizonte foi a primeira cidade a fazer parte do circuito e apresentou o maior número de casos de pessoas com pressão alterada, 34,4%, seguida de Elisiário, com 34,04%, Santa Adélia, com 32,29%, e Urupês, com 30,49%. As cidades com aumento na alteração de taxa de açúcar no sangue, o que proporciona sérios riscos de diabetes, foram Santa Adélia com 13,5% do total de atendimentos, seguido de Pirangi, com 13%, Itajobi, com 12,25%, e Novo Horizonte, com 11,3%.

Municípios

Nos cinco meses de atuação, 11 cidades foram visitadas por uma equipe de profissionais da operadora de saúde: Novo Horizonte, Catanduva, Urupês, Itajobi, Elisiário, Santa Adélia, Ariranha, Pirangi, Palmares Paulista, Pindorama e Catiguá. Outras seis cidades ainda receberão a visita nesta primeira etapa do programa. Os municípios fazem parte da área de atuação da Unimed Catanduva.

Fonte: Unimed Catanduva

Centro de Quimioterapia da Unimed Campinas é acreditado pela ONA

Centro de Quimioterapia da Unimed Campinas é acreditado pela ONA.

O Centro de Quimioterapia Ambulatorial da Unimed Campinas (CQA) foi certificado em Nível de Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo o primeiro serviço de oncologia da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a gozar deste diferencial de qualidade.

Os serviços acreditados pela organização evidenciam responsabilidade e comprometimento com a segurança, ética profissional, procedimentos e qualidade do atendimento aos seus pacientes.

A ONA tem como foco a implantação de processo permanente de avaliação e certificação de qualidade de serviços de saúde, de forma a assegurar a qualidade na assistência. Os fundamentos baseados no Manual Brasileiro de Acreditação consistem em visão sistêmica, liderança, estratégias, orientação por processos, desenvolvimento das pessoas, foco no cliente, na prevenção e na segurança. Com responsabilidade socioambiental, cultura da inovação, melhoria contínua e orientação para resultados. Pela seriedade do trabalho desenvolvido, a ONA passou a ser membro da Sociedade Internacional de Qualidade (ISQua Membership), que tem entre seus objetivos a melhoria contínua da qualidade e da segurança no atendimento à saúde em todo o mundo.

Para o presidente da Unimed Campinas, Dr. Plínio Conte de Faria Júnior, essa certificação não é importante apenas pelo seu ineditismo, já que nenhum outro serviço de oncologia possui acreditação pela ONA na região, mas, sobretudo pela excelência que pauta todos os processos internos dos atendimentos prestados aos pacientes portadores de patologias oncológicas, que têm assegurada a alta qualidade da assistência em todos os níveis, fato que favorece os índices de cura.

Em seus quase cinco anos de funcionamento, o CQA é responsável por aproximadamente 85% dos atendimentos oncológicos aos beneficiários da Unimed Campinas, realizando em média mil consultas e 950 sessões de quimioterapia por mês. Aliado à qualificação de seus profissionais, o serviço visa proporcionar assistência integral ao paciente e seus familiares, atendendo suas necessidades de forma segura e totalmente humanizada, dentro dos princípios da ética e da qualidade, buscando referência nacional no tratamento oncológico.

Fonte: Unimed Campinas

Unimed Americana na torcida pelas meninas da LBF

Unimed Americana na torcida pelas meninas da LBF.

O time de basquete feminino de Americana se reabilitou com vitória sobre Maranhão por 83 a 79 pontos, parcial de 42 a 29, na noite desta segunda-feira, 20 de janeiro. A partida aconteceu no ginásio do Centro Cívico, que mais uma vez teve grande presença de público na Liga de Basquete Feminino (LBF). O destaque do jogo foi a pivô, Damiris Dantas, cestinha com 22 pontos, além de seis rebotes, três de ataque e três de defesa.

"Foi minha melhor partida desde que cheguei em Americana. Estava precisando de uma atuação neste nível", disse Damiris. "As jogadoras e comissão técnica têm me dado muita força e passado bastante confiança. Com isso, meu jogo está fluindo mais", acrescentou a pivô.

Americana permanece na vice-liderança do campeonato, agora com nove pontos, quatro vitórias e uma derrota. Os próximos dois jogos da equipe, no encerramento do primeiro turno, serão fora de casa, o primeiro contra Santo André, dia 22 de janeiro, e outro contra Ourinhos, dia 28, ambos marcados para as 20h.

Fonte: Unimed Santa Bárbara D’Oeste, Americana e Nova Odessa

Mande sua matéria:
As Unimeds do Estado de São Paulo que tiverem notícias a serem divulgadas no Fesp News devem mandar seu material (texto e foto) para comunicacao@unimedfesp.coop.br. Este veículo tem periodicidade semanal e é enviado a todas as Unimeds do Brasil.

Selo Unimed Fesp.

Fesp News é um informativo semanal desenvolvido pelo Departamento de Marketing da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo.

www.unimedfesp.coop.br                                                   Número da Fesp na ANS: 319996