Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksAlunos-da-Escola-Unimed-Santos-desvendam-universo-da-hotelaria

Alunos da Escola Unimed Santos desvendam universo da hotelaria

Projeto mostra opções de carreira profissional

22/05/2017 17:05 | Última Atualização 22/05/2017 17:05

​A rede hoteleira abrange um grande leque de profissões, não existe rotina nas atividades e há boas oportunidades de crescimento profissional. Estes foram aprendizados que os alunos da Escola Unimed – projeto social da cooperativa médica de Santos -  obtiveram, durante a visita monitorada às instalações das torres Plaza e Panorama, do Mendes Plaza Hotel no dia 18/05.

Este foi o segundo estudo prático em pouco mais de um mês, dentro da nova proposta da Escola Unimed de descerrar as paredes das salas de aula e inserir os alunos na multiplicidade de contextos do universo do trabalho. No quinto ano de atividades, o projeto passou a ter, este ano, uma grade curricular mais extensa e com proposta de imersão na realidade.

Acompanhados do professor Frederico Del Rio Remolli, do módulo Estrutura Organizacional, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e ambientes do Mendes Hotel, descobrir novas profissões e ter contato com profissionais que entraram inexperientes na organização e desenvolveram carreiras vitoriosas.

"Nas aulas, oferecemos a teoria. Mas nada melhor do que verificar in loco as opções que o mercado oferece e as oportunidades de desenvolvimento. O conhecimento alia-se ao factível", observou Remolli. "O aluno pode constatar o quanto é realizável e viável aquilo que aprende".

Os professores da Escola Unimed são funcionários da Singular, que voluntariamente repassam conhecimentos e experiências. A coordenação é do analista de sustentabilidade, Almir Nostre de Oliveira. O projeto é desenvolvido em parceria com a prefeitura de Santos. 

Aprendizado

Raphael Cezar, que atua como controlador de Alimentos e Bebidas do Mendes Hotel, trabalhou como garçom para pagar a faculdade, foi para os Estados Unidos e Itália em busca de novos conhecimentos e há 17 anos integra a rede Mendes.  "A parte de alimentos e bebidas é muito ampla. Antes mesmo de cursar uma faculdade, com cursos técnicos, já é possível atuar nesse mercado", orientou.

Os alunos aprenderam que "sturt" é o termo utilizado para designar quem lava pratos e cuida da higiene da cozinha. Na suíte presidencial, pisaram o mesmo chão de ídolos como Ronaldo Fenômeno, e souberam que edredons e travesseiros daquele ambiente têm a maciez das plumas de ganso. Também descobriram que desobedecer a proibição de não fumar pode custar aos hóspedes multa de R$ 250.

Com Júsea Geanne, constataram que existe na rede hoteleira a profissão de governanta, cargo que ela exerce, com a função de organizar o atendimento aos hóspedes. Com Juliana Cristina, concluíram que é possível crescer: a partir da função de estagiária, Juliana galgou espaços e atualmente é líder de Recepção.

Renata Fugazza, com 20 anos de "paixão e comprometimento", evoluiu do cargo de auxiliar de Eventos para o de coordenadora da função. "Tem que fazer acontecer. É preciso se antecipar às necessidades dos clientes. Tem que pensar estrategicamente", ensinou.

Depois de organizar eventos que movimentam grande parte das mais de 800 cadeiras e 640 mesas do hotel, Renata conclui: "A área é uma delícia, mas não é fácil. Porém, nada é fácil, mas jamais desistam", orientou e disse mais: "Abram-se para o mundo do conhecimento e do aprendizado. Aproveitem as oportunidades. Fui abrindo leques e buscando ferramentas. Demorei 10 anos, mas fiz a pós-graduação dos meus sonhos, na Fundação Getúlio Vargas (FGV)".

Resultados

O aluno Peterson de Santana ficou animado com as possibilidades que o ramo hoteleiro oferece. "Santos é uma cidade turística e existem várias atividades e funções em um hotel", observou. A aluna Mycaella Santos, que já concluiu o Ensino Médio e tem 18 anos de idade, de imediato buscou informações sobre os canais para envio de currículo. O aluno Matheus Goes do Amaral, antes interessado na área de Recursos Humanos, descobriu novas possibilidades. "Trabalhando em um hotel, podemos ter contato com turistas estrangeiros e aprender com eles. Gosto de inglês e de ajudar as pessoas, orientar em suas necessidades", destacou. 

Outras Notícias

 

 

Unimed Catanduva promove Dia do Cooperativismohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-catanduva-promove-dia-do-cooperativismoUnimed Catanduva promove Dia do Cooperativismo
Portabilidade Extraordinária - Unimed Paulistanahttp://www.unimedfesp.coop.br/portabilidade-extraordinaria-unimed-paulistanaPortabilidade Extraordinária - Unimed Paulistana
Unimed Araraquara faz Semana Serviço de Controle de Infecção Hospitalarhttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-araraquara-realizou-semana-do-servico-de-controle-de-infeccao-hospitalarUnimed Araraquara faz Semana Serviço de Controle de Infecção Hospitalar
Unimed Bauru promove plantio de 600 árvores no Jardim Botânicohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-bauru-promove-plantio-de-600-arvores-no-jardim-botanicoUnimed Bauru promove plantio de 600 árvores no Jardim Botânico

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016