Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksAssociacao-Mulher-Unimed-de-Jau-realiza-mais-uma-edicao-do-Clube-do-Livro

AMU Jaú realiza mais uma edição do Clube do Livro

Concurso avalia compreensão e caracterização dos personagens

30/01/2017 09:25 | Última Atualização 30/01/2017 14:59

​​​A Associação da Mulher Unimed (AMU) Jaú, por meio do Projeto Vida Iluminada, realizou no mês de dezembro mais uma edição do Clube da Leitura, concurso que tem por objetivo incentivar a leitura e a busca do conhecimento. A professora pedagoga habilitada em deficiência visual, Vanessa Aparecida Biz, explica que o processo consiste em cada participante ler o título escolhido e compartilhar no dia do Clube do Livro. "Alguns alunos optam pelo livro em Braille, outros pelo livro em áudio. E todos aprendem um pouco de cada história", contou.

De acordo com a presidente da AMU Jaú, Ana Clotilde De Conti, o Clube da Leitura é uma atividade muito aguardada pelos assistidos, sendo um estímulo para a aprendizagem do Braille. "Este tipo de ação é de fundamental importância, pois, além de toda a alegria e entusiasmo durante o evento e pós-evento, eles melhoram a cada ano no quesito leitura, interpretação e desenvoltura".

Como já é uma tradição do Projeto Vida Iluminada, o clube da leitura é anunciado no início do segundo semestre e a partir daí os participantes tem de três a quatro meses para a escolha do livro lido ou ouvido e preparação da apresentação. Nesse período, os alunos relatam algumas situações do livro durante o atendimento, que vai desde uma orientação sobre como resumir um determinado fato até a ajuda com uma ilustração (detalhes da figura) para uma melhor compreensão da história.

Nesta edição, o clube do livro contou com as categorias adulta, com sete participantes, e a infantil, com 13. "Pela primeira vez tivemos a categoria infantil. Durante todo o processo, a diretora e voluntária Aline de Queiroz Ferreira Teixeira, auxiliou as crianças na escolha do livro e na leitura. As mães também contribuíram no processo dos alunos não alfabetizados", lembrou Vanessa.

A mesa dos jurados foi composta pelos representantes da Secretaria da Educação do Município, Sirlei Diman Sboldrim Mussi e José Ricardo Batista, pelas diretoras da Associação, Ana Clotilde G. Sajovic De Conti, Rosangela Hawerroth Segura, Claudia Spanghero, Rosangela Costa Lopes Auler, a voluntária Vera Lúcia Dadamos e a psicóloga da Associação e Movimento de Assistência ao Indivíduo Deficiente – AMAI, Janaina Sampaio.

Na categoria adulta, o 1º prêmio foi para Fábio Aparecido Leal de Carvalho, que apresentou o livro "O pássaro triste", de autoria própria. O 2º prêmio foi para Thiago de Souza Esquerdo, que retratou o livro "Como eu era antes de você", de Jojo Moyes. E em 3º lugar, Iara Cristina da Silva, que interpretou o livro "Villa Lobos o florescimento da música brasileira" de Manuel Negwer.

Já na categoria infantil, o 1º lugar foi para Kátia Zanollo com o livro "A Bela Adormecida", de Charles Perrault. O 2º lugar foi de Luan Vitor Campos Moreira, com o livro "João e o pé de feijão", uma adaptação de Flávio de Souza e o 3º prêmio foi para Leonardo Fernando de Souza Bernardo, também com o livro "A Bela Adormecida", de Charles Perrault.

Entre os critérios de avaliação estavam: a apresentação correta da ideia central do livro, a caracterização dos personagens, a compreensão d       o contexto da história, a capacidade de sintetização e de mostrar emoção na descrição do livro.

A premiação em dinheiro ocorreu em 8 de dezembro, durante a festa de confraternização que marcou o fim das atividades do ano de 2016. Neste dia, familiares, amigos e assistidos do Projeto tiveram a oportunidade de assistir a apresentação do Coral Tenor Amauri René e acompanhar a entrega dos presentes de Natal para 26 crianças assistidas pelo Projeto Vida Iluminada.


Vida Iluminada

O Projeto Vida Iluminada, idealizado pela Associação Mulher Unimed de Jaú – AMU Jaú em parceria com a Associação e Movimento de Assistência ao Indivíduo Deficiente – AMAI, consiste em resgatar e escolarizar alunos com deficiência visual, bem como orientar para atividades da vida diária, ensinar a orientação e mobilidade (uso da bengala) e capacitá-los para o uso do computador com programas de voz. Em 2016, o número de assistidos cresceu com a parceria da Secretaria da Educação de Jaú. Atualmente, o Projeto tem 35 assistidos, entre eles diversas crianças portadoras de deficiência visual da rede municipal e que agora recebem atendimento específico.

Outras Notícias

 

 

Projeto CTU da Unimed Avaré completa dez anos de existênciahttp://www.unimedfesp.coop.br/projeto-ctu-da-unimed-avare-completa-dez-anos-de-existenciaProjeto CTU da Unimed Avaré completa dez anos de existência
Unimed Marília promove ações de conscientização no mês do Meio Ambientehttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-marilia-promove-acoes-de-conscientizacao-no-mes-do-meio-ambienteUnimed Marília promove ações de conscientização no mês do Meio Ambiente
Unimed Andradina promove curso sobre acompanhante de partohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-andradina-promove-curso-sobre-acompanhante-de-partoUnimed Andradina promove curso sobre acompanhante de parto
Unimed Catanduva inaugura Central de Materiais Esterilizadoshttp://www.unimedfesp.coop.br/hospital-da-unimed-catanduva-inaugura-nova-central-de-materiais-esterilizadosUnimed Catanduva inaugura Central de Materiais Esterilizados

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016