Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksAssociacao-Mulher-Unimed-Jau-tem-contas-e-atividades-aprovadas-em-assembleia

Associação Mulher Unimed Jaú tem contas e atividades aprovadas em AGO

Encontro contou com palestra e apresentação artística

31/07/2017 11:58 | Última Atualização 31/07/2017 11:58

​A diretoria da Associação Mulher Unimed (AMU) Jaú realizou, em junho, a Assembleia Geral Ordinária (AGO). Na ocasião, a diretoria e voluntários reuniram-se, no anfiteatro da Unimed Regional Jaú, para analisar o balanço e as atividades realizadas no exercício social 2016 e apresentar os projetos futuros, de fortalecimento dos programas desenvolvidos pela associação.

Logo após a aprovação do Balanço Social, a Associação concedeu a palestra "Intervenção Precoce na Criança com Deficiência Visual", ministrada pela pedagoga habilitada em deficiência visual, Vanessa Biz. Na ocasião estiveram presentes voluntários, professores das pré-escolas e do ensino regular do município, além da Secretária de Educação de Jaú, Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo.

A pedagoga abordou a cegueira e a baixa visão (visão subnormal) e suas principais causas – estrabismo convergente, retinopatia da prematuridade, má-formação de nervo óptico, nistágmo e deficiência múltipla.

Também falou sobre as formas de identificação da deficiência e como as atividades do Programa Vida Iluminada, da AMU Jaú, resgatam e escolarizam alunos com deficiência visual, bem como orientam para atividades diárias, ensinam orientação e mobilidade (uso da bengala) e capacitam para o uso do computador, com programas de voz.

"Todas as atividades abrangem uma variedade de estímulos, para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças - por exemplo, a estimulação visual, o desenvolvimento da sensibilidade tátil, a discriminação auditiva, a compreensão verbal, a organização espacial e a motivação para aprendizagem", ressaltou a palestrante.

Durante a apresentação, Vanessa elucidou, por meio de fotos, o trabalho de orientação e mobilidade, realizado por Aparecida Bis, as aulas de computação adaptada, ministradas pelo professor Daniel e as atividades de vida autônoma, dirigidas por Aline.

Finalizando, Vanessa parafraseou a especialista em inclusão escolar Maria Teresa Eglér Mantoan, para levantar uma reflexão: "Se as crianças aprendem a valorizar e a conviver com a diferença na sala de aula, serão adultos bem diferentes de nós, que temos que nos empenhar tanto, para entender e viver a experiência da inclusão".

Em seguida, os presentes dirigiram-se ao salão social da cooperativa, onde puderam saborear um café-da-manhã e assistir à apresentação do Coral Tenor Amauri René, formado por dezoito assistidos da AMU Jaú e da Associação e Movimento de Assistência ao Indivíduo Deficiente (Amai).

Parceria

Desde a parceria com a Secretaria da Educação de Jaú, no início de 2016, cresce o número de assistidos pela instituição - atualmente, 90 pessoas. Entre elas, encontram-se diversas crianças portadoras de deficiência visual da rede municipal, que recebem agora atendimento específico. Segundo a presidente da AMU Jaú, dra. Ana Clotilde Sajovic De Conti, o trabalho em conjunto com a secretaria tem como objetivo promover a inclusão social e educacional dessas crianças, possibilitando a vivência de experiências diversificadas, o que contribui para o desenvolvimento de suas potencialidades, autoestima e autoconfiança.

Outras Notícias

 

 

Projeto CTU da Unimed Avaré completa dez anos de existênciahttp://www.unimedfesp.coop.br/projeto-ctu-da-unimed-avare-completa-dez-anos-de-existenciaProjeto CTU da Unimed Avaré completa dez anos de existência
Unimed Marília promove ações de conscientização no mês do Meio Ambientehttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-marilia-promove-acoes-de-conscientizacao-no-mes-do-meio-ambienteUnimed Marília promove ações de conscientização no mês do Meio Ambiente
Unimed Andradina promove curso sobre acompanhante de partohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-andradina-promove-curso-sobre-acompanhante-de-partoUnimed Andradina promove curso sobre acompanhante de parto
Unimed Catanduva inaugura Central de Materiais Esterilizadoshttp://www.unimedfesp.coop.br/hospital-da-unimed-catanduva-inaugura-nova-central-de-materiais-esterilizadosUnimed Catanduva inaugura Central de Materiais Esterilizados

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016