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Atenção Primária à Saúde: um médico para chamar de seu

Serviço de APS da Unimed Jaboticabal completa 4 anos

02/08/2017 00:00 | Última Atualização 02/08/2017 10:22

​​​​Um consultor da saúde. Essa é a definição para o papel do médico no plano de Atenção Primária à Saúde (APS), de acordo com o responsável pelo serviço, o médico especialista em Medicina de Família Guilherme Malago da Unimed Jaboticabal.

Prestes a comemorar quatro anos de atividade, o Serviço de Atenção Primária à Saúde da Singular foi inovador. Os pacientes passaram a ter um único médico como referência em saúde, que conhece o histórico de cada paciente e que faz todo o acompanhamento, prestando um atendimento personalizado. Um profissional com habilidades técnicas e humanas, que chama o paciente pelo nome.

Os clientes da APS também contam com uma estrutura imediata de atendimento maior que a oferecida pelos consultórios tradicionais – o Espaço Viver Bem, que reúne, em um único local, o próprio consultório do médico responsável e os serviços de exames laboratoriais e de imagem.

"A Atenção Primária à Saúde oferece um modelo de cuidado mais próximo, integral, mais humanizado. Ela está baseada na relação de confiança entre o paciente e o seu médico", destacou Guilherme.

Os números reforçam a importância desse vínculo: o médico da Atenção Primária à Saúde, que é especializado em Medicina de Família, é capacitado para avaliar previamente a situação clínica do paciente e resolver 85% das queixas apresentadas.

A Atenção Primária também prevê a atuação de médicos de outras especialidades. Sempre que necessário, o paciente é encaminhado para Cardiologista, Ortopedista, Oftalmologia ou Neurologista, para citar as mais recorrentes.  "A principal diferença é que, atualmente, os pacientes é que escolhem em qual especialista irão se consultar, aumentando as chances de erro. Isso faz com que as pessoas vão de um médico a outro, muitas vezes sem um diagnóstico fechado. O tratamento é voltado para a doença, sem acompanhamento. Na APS há um direcionamento adequado para o especialista que aquele paciente necessita e um foco em prevenção", esclareceu o médico.

O atendimento da APS não para por aí. Após o encaminhamento, o especialista responsável informa o médico da APS sobre a situação do paciente para o correto acompanhamento, o que significa uma coordenação do cuidado que é prestado ao cliente.


Agilidade a serviço da saúde

A agilidade da assistência é outra característica relevante da Atenção Primária à Saúde. Não há espera na fila do consultório. Outro exemplo é o prazo para realização de exames, que não ultrapassa os sete dias. Mesmo período de tempo para o agendamento da consulta com médicos de outras especialidades. Esse agendamento é feito diretamente pela equipe da APS, descomplicando a vida do paciente.

A equipe da APS é integrada, formada pelo Médico de Família, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Agente Administrativo. Os profissionais verificam e controlam a agenda do paciente, cobrando a realização de exames, o retorno médico e até mesmo o uso de remédios.

A Unimed Jaboticabal já comercializa plano específico para atendimento pela equipe da Atenção Primária à Saúde. Os valores praticados são os mesmos dos planos convencionais e asseguram aos mesmos serviços. Nesse caso, o paciente deve ter como porta de entrada a APS, e somente em caso de necessidade será encaminhado a outro especialista (exceto em casos de urgência e emergência).

O plano está disponível para pessoas físicas, por meio do plano individual, ou para empresas – plano coletivo.

A APS favorece o relacionamento com o setor de recursos humanos das empresas contratantes. O saldo positivo é a melhoria das condições de saúde do corpo de funcionários das empresas e uma consequente redução de concessão de atestados médicos. "Para as empresas, a Atenção Primária à Saúde traz ganhos de produtividade, já que é possível agendar o atendimento sem necessidade de espera. O acompanhamento integral do paciente também evita a ocorrência de doenças e a manutenção do estado de saúde", destaca o médico.


Passo a passo

95% das pessoas conseguem agendamento da primeira consulta no mesmo dia em que tentam marcar, e os 5% restantes são atendidos no dia seguinte.

Ao chegar ao Espaço Viver Bem, o paciente é submetido a uma pré-consulta com a equipe de enfermagem. É o momento em que o paciente relata suas condições gerais de saúde e passa por testes que analisam seus sinais vitais.

Isso antecede a consulta com o médico responsável.

Após a consulta médica, ocorre o pós-atendimento com a equipe de enfermagem, que detalha o encaminhamento do paciente, dando consequência aos pedidos médicos de exames, consultas com especialistas, etc.

Mesmo depois de finalizada essa primeira consulta, é a própria equipe da APS que agenda as consultas e fiscaliza o cumprimento do cronograma acertado pelo paciente.

O paciente tem o direito de escolher o médico da especialidade em caso de encaminhamento pela APS, de acordo com o rol de médicos cooperados e credenciados.

O médico especialista de nível secundário encaminha ao médico responsável pela APS as ações e recomendações adotadas após o atendimento, para que seja feito o acompanhamento.

Se o paciente não segue o roteiro estabelecido, o médico da APS reforça o pedido.

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