Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksComite-Transfusional-em-plena-atividade-na-Unimed-Itapetininga

Comitê Transfusional em plena atividade na Unimed Itapetininga

Setor é responsável pela melhoria contínua em saúde

08/11/2016 09:26 | Última Atualização 08/11/2016 09:27

​O Comitê Transfusional (CT) da Unimed Itapetininga, composto por colaboradores de diversas especialidades, realizou mais uma reunião de trabalho. O setor é responsável pela definição e avaliação contínua da prática transfusional e pela hemovigilância no serviço de saúde.

A médica hematologista Dra. Maria Goretti de Araújo Marques foi quem direcionou a reunião. Preocupada com a manutenção das práticas seguras de saúde, é grande parceira do Setor de Qualidade da cooperativa, e preza pelos rigorosos padrões dos processos do Comitê Transfusional, do qual é a responsável técnica.

Entre os objetivos do Comitê estão a determinação de melhorar continuamente as práticas hemoterápicas, aumentando sempre a segurança transfusional. Além de otimizar o uso dos hemocomponentes, estreitar a relação do serviço de hemoterapia com os diversos serviços do hospital e ainda criar um programa efetivo de revisão da utilização de hemocomponentes. Dedica-se, ainda, a promover educação e atualização contínua em hemoterapia e garantir o atendimento às exigências legais.

Durante a reunião foram discutidos problemas e os- meios viáveis para a melhora dos procedimentos, compatíveis às responsabilidades dos colaboradores. Entre os demais assuntos, abordou:

- Transfusão programada, sem urgência, com urgência, extrema urgência e o indispensável preenchimento do termo de consentimento no caso de na extrema urgência.

- Priorização da transfusão no período diurno, com concordância do médico assistente, exceto nos casos de urgência.

- Gerenciamento de estoque e protocolo aplicado na agência transfusional quanto às reservas cirúrgicas, bolsas utilizadas e descartadas.

- As limitações no encaminhamento de pacientes dos consultórios para receber bolsa e o bloco padronizado e impresso de solicitação de transfusão, para que o médico preencha no consultório antes de encaminhar o paciente ao hospital, facilitando todo o processo.

Por meio da melhora das práticas hemoterápicas e transfusionais, a cooperativa busca alcançar excelência no atendimento oferecido aos pacientes, com segurança e agilidade.

Outras Notícias

 

 

Projeto CTU da Unimed Avaré completa dez anos de existênciahttp://www.unimedfesp.coop.br/projeto-ctu-da-unimed-avare-completa-dez-anos-de-existenciaProjeto CTU da Unimed Avaré completa dez anos de existência
Unimed Marília promove ações de conscientização no mês do Meio Ambientehttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-marilia-promove-acoes-de-conscientizacao-no-mes-do-meio-ambienteUnimed Marília promove ações de conscientização no mês do Meio Ambiente
Unimed Andradina promove curso sobre acompanhante de partohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-andradina-promove-curso-sobre-acompanhante-de-partoUnimed Andradina promove curso sobre acompanhante de parto
Unimed Catanduva inaugura Central de Materiais Esterilizadoshttp://www.unimedfesp.coop.br/hospital-da-unimed-catanduva-inaugura-nova-central-de-materiais-esterilizadosUnimed Catanduva inaugura Central de Materiais Esterilizados

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016