Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksConsorcio-Brasileiro-de-Acreditacao-faz-visita-tecnica-ao-hospital-da-Unimed-Sorocaba

CBA faz visita técnica ao hospital da Unimed Sorocaba

Objetivo é obter a certificação internacional

21/03/2017 09:09 | Última Atualização 21/03/2017 09:09

A equipe de educadores do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) realizou visita diagnóstica ao Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), da Unimed Sorocaba, entre os dias 6 e 10 de fevereiro. O objetivo foi verificar a taxa de cumprimento dos requisitos para obter a certificação da Joint Commission International (JCI), dentro do que estabelece a quinta edição do Manual de Padrões Hospitalares. Esta certificação é considerada a mais importante do mundo no segmento de serviços de saúde.

Como o foco da norma é a segurança do paciente, avalia-se, sobretudo, os setores assistenciais da instituição pleiteante. O critério para a escolha desses pontos foi baseado no perfil do hospital e nos principais diagnósticos realizados por ele. Ao final da visita, os educadores do CBA apontaram oportunidades de melhoria e destacaram aspectos positivos da instituição como infraestrutura, comprometimento das equipes, cortesia dos profissionais e a gestão de recursos humanos.

Para o vice-presidente da cooperativa, Paulo Hungaro Neto, a visita confirmou, uma vez mais, a competência das equipes e demonstrou oportunidades de aperfeiçoamento dos processos. "O nível de exigência dos educadores permitiu realizarmos uma avaliação ampla dos setores e o entendimento claro da aplicação dos requisitos do manual na prática", ponderou. "Compreendendo melhor os requisitos da JCI, poderemos otimizar os processos e nos aproximarmos ainda mais da certificação", afirmou. 

Segundo Mário Sérgio Moreno, diretor técnico do HMS, a acreditação é garantia da excelência dos serviços de uma instituição. "São padrões de alto nível que objetivam a qualidade dos processos e, fundamentalmente, a segurança dos pacientes", disse.

Já o diretor clínico do hospital, Gustavo Ribeiro Neves, recordou que cooperados e colaboradores exercem papel fundamental para o cumprimento dos requisitos da norma. "O apoio das equipes será imprescindível para atingirmos o objetivo maior que é a acreditação. O paciente também será impactado de maneira muito positiva, pois o foco central das normas é justamente aperfeiçoar o serviço assistencial", destacou.

Andrea Mena, gerente da Qualidade da Unimed Sorocaba, explicou que a visita é parte de um projeto, idealizado pela cooperativa em seu planejamento estratégico 2014-2017, que visa à obtenção da Joint Commission International. "Em novembro, realizamos um treinamento acerca do manual da JCI, direcionado a médicos e gestores da instituição, cujo foco foi a preparação das equipes para a visita técnica", lembrou.

Segundo a gestora, esta primeira fase do projeto será concluída com a emissão de um relatório dos apontamentos realizados 30 dias após a visita. "Além disso, contaremos com o apoio do CBA para elaborarmos estratégias de atendimento às oportunidades de melhoria", ressaltou.


Sobre a
Joint Commission International

O órgão é líder em atestar a qualidade dos cuidados em saúde e a segurança dos pacientes. Desde 1994, atua em mais de oitenta países em parceria com organizações globais ligadas à área. A outorga conferida pela JCI assegura que a instituição planeja, investe e executa processos e programas voltados à melhoria contínua dos cuidados dispensados aos seus pacientes. No Brasil, a JCI é representada pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

Outras Notícias

 

 

Unimed Catanduva alerta para doenças que podem levar a cegueirahttp://www.unimedfesp.coop.br/abril-marrom-unimed-catanduva-alerta-para-doencas-que-podem-levar-a-cegueiraUnimed Catanduva alerta para doenças que podem levar a cegueira
Unimed Marília realiza o primeiro café da manhã com o cooperadohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-marilia-realiza-o-primeiro-cafe-da-manha-com-o-cooperadoUnimed Marília realiza o primeiro café da manhã com o cooperado
Hospital Unimed Araçatuba realiza simulado de catástrofehttp://www.unimedfesp.coop.br/hospital-unimed-aracatuba-realiza-simulado-de-catastrofeHospital Unimed Araçatuba realiza simulado de catástrofe
Diretoria da Unimed Centro-Oeste Paulista passa por reestruturaçãohttp://www.unimedfesp.coop.br/diretoria-da-unimed-centrooeste-paulista-passa-por-reestruturacaoDiretoria da Unimed Centro-Oeste Paulista passa por reestruturação

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016