Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksCooperativa-de-Sorocaba-realiza-comemora-os-20-anos-do-BarcaUnimed

Cooperativa de Sorocaba realiza comemora os 20 anos do Barça-Unimed

Evento coincidiu com o Dia das Crianças

06/11/2019 16:12 | Última Atualização 06/11/2019 17:12

No dia 12 de outubro, a Unimed Sorocaba e o Clube Atlético Barcelona comemoraram 20 anos de existência do Programa Barça-Unimed, iniciativa voltada à prática do futebol em associação ao bom desempenho escolar, saúde e cidadania. Atualmente, o programa é gerido pelo Instituto Dr. Miguel Soeiro, braço das ações sociocomunitárias da Unimed Sorocaba.

Falando aos presentes durante a abertura da cerimônia, Ricardo de Paula Santos Naccarati, analista de sustentabilidade sênior da Singular, agradeceu pela parceria do Clube Atlético Barcelona. Citou a presença do atual presidente dessa entidade, Luís Carlos Lisboa; dos diretores executivos da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro Filho e Fernando Carvalho e Silva; e dos participantes do programa e seus familiares. Também mencionou e enalteceu o empenho da equipe que auxilia as ações desenvolvidas aos sábados, em especial as senhoras Graça e Glória e o voluntário Sérgio; os parceiros do atletismo e futebol, o cooperado Maurício Viceconti, Pedro e Jean; e os professores Rafael e Danilo, da RBF assessoria esportiva. “Também não poderia deixar de lembrar do Biriba, marido da Graça, que nos ajudou por muitos anos”, disse Ricardo.

A parceria que gerou o programa começou a funcionar no dia 10 de outubro de 1999, por iniciativa do ex-jogador e ex-técnico do Esporte Clube São Bento José Rubens Marques da Silva, mais conhecido como Binho, já falecido. À época, ele procurou a Unimed Sorocaba e propôs essa união, que daria uma nova dimensão a uma ação que já existia há mais de uma década no Clube Atlético Barcelona.

Após essa união, a prática estabelecida e a gestão da Unimed Sorocaba fizeram com que o projeto se avolumasse. Os participantes eram, em sua maioria, crianças que residiam nas redondezas do clube, com idades variando entre 6 e 14 anos. Elas passaram a ter treinamento esportivo (futebol), orientações sobre nutrição saudável e atividades direcionadas ao aprimoramento social, cidadão e comunitário, por meio de palestras proferidas por profissionais de diversas áreas.

Miguel Villa Nova Soeiro Filho, atualmente superintendente da Unimed Sorocaba, fazia parte da Diretoria Executiva naquele período. “Lembro que a proposta foi muito bem acolhida pela instituição. Fomos contagiados pelo entusiasmo do Binho, que foi, sem dúvida alguma, o grande impulsionador do programa por muitos anos. Hoje, mesmo depois do seu falecimento, ele continua sendo um exemplo”, contou. “Atualmente, a expectativa da Unimed Sorocaba é que, com a criação do Instituto, sejam firmadas novas parcerias, podendo assim ampliar as ações deste e dos demais programas que o Instituto Dr. Miguel Soeiro gerencia”, completou.

Quando falou aos presentes, Miguel destacou que, no início, o Programa Barça-Unimed era visto pelas crianças como um passatempo. “Mas, com o passar dos meses, percebemos o potencial que havia para instituirmos uma ação social mais efetiva”, lembrou. “Com a chegada da Patrícia [Bezerra da Silva, gerente de Planejamento e Sustentabilidade da Unimed Sorocaba], o programa foi ganhando novos moldes, até chegar ao modelo que tem hoje. Por isso, temos motivos muito fortes para comemorar, até por não ser comum encontrar um programa sociocomunitário com 20 anos de existência ininterrupta.”

O presidente do Clube Atlético Barcelona, Luis Carlos Lisboa, enfatizou que o programa é muito importante para o clube, sobretudo na parte social. “Vejo vocês como associados e futuros diretores. Isso é muito gratificante”, afirmou.

Outro personagem marcante na história do Programa Barça-Unimed foi Geraldo José da Silva, também já falecido. Além de ter sido um dos grandes nomes do futebol brasileiro (ele atuou como ponta-esquerda e meia-esquerda no Corinthians, Flamengo e Palmeiras – onde tinha como reserva ninguém menos que Ademir da Guia), ele ajudava Binho a comandar os treinos da garotada que participava do projeto.

Durante a cerimônia de comemoração dos 20 anos do Programa Barça-Unimed, familiares de Binho foram homenageados, assim como o atual diretor de Assuntos Médicos da Unimed Sorocaba, Fernando Carvalho e Silva – responsável por, em 1999, dar a primeira aprovação à proposta de parceria e por conduzir a ação por mais de dez anos –, e Guacyr Donato, voluntário assíduo por quase uma década. Infelizmente, nenhum parente de Geraldo foi localizado, mas ele foi lembrado com carinho durante as homenagens.

“Começamos de uma forma muito simples. Eu vinha aqui todos os sábados com o Binho”, lembrou Fernando Carvalho e Silva. “Aos poucos, o programa foi aumentando. Incorporamos o xadrez, atletismo e isso foi criando um corpo grande. Com a vinda da Patrícia, a organização ficou sólida e, agora, com o Instituto Dr. Miguel Soeiro, acredito que isto tudo irá ainda mais longe. Penso que, se todo mundo fizesse um pouquinho, como a Unimed Sorocaba fez e faz, o país seria muito melhor”, pontuou.

Como a data coincidiu com o Dia das Crianças, houve distribuição de presentes para os participantes do programa, além de brinquedos infláveis e barraca de pipoca e algodão-doce.

Outras Notícias

 

 

Unimed Pindamonhangaba promove exposição de Dia das Criançashttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-pindamonhangaba-promove-exposicao-de-dia-das-criancasUnimed Pindamonhangaba promove exposição de Dia das Crianças
Hospital Unimed Bauru realiza reunião da Rede Integrada de Emergênciashttp://www.unimedfesp.coop.br/hospital-unimed-bauru-realiza-reuniao-da-rede-integrada-de-emergenciasHospital Unimed Bauru realiza reunião da Rede Integrada de Emergências
Unimed Nordeste Paulista participa do 1º Fórum de Saúde da ABRH-SP http://www.unimedfesp.coop.br/unimed-nordeste-paulista-participa-do-1-forum-de-saude-da-abrh-spUnimed Nordeste Paulista participa do 1º Fórum de Saúde da ABRH-SP
Cremesp realiza curso sobre Atestado Médico na Unimed Jaboticabalhttp://www.unimedfesp.coop.br/cremesp-realiza-curso-sobre-atestado-medico-na-unimed-jaboticabalCremesp realiza curso sobre Atestado Médico na Unimed Jaboticabal

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016