Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksDesperdicio-e-combustivel-da-inflacao-medica

Desperdício e combustível da inflação médica

José Windsor Angelo Rosa

19/07/2016 11:40 | Última Atualização 19/07/2016 11:40

​A inflação médico hospitalar no ano de 2015, ao bater em 19,3%, representou praticamente o dobro da inflação média aferida pelo IPCA, que foi de 10,67%.

Na contramão do que seria imaginável, os gastos assistenciais per capita cresceram, mesmo diante da retração da economia. Esse fenômeno econômico/matemático pode parecer aos menos avisados que uma demanda reprimida, contida naturalmente pela oferta, encontrou, mesmo na crise, uma porta aberta para a expansão.

O Índice de Variação Médico Hospitalar (IVCMH) é um indicador calculado pelo Instituto dos Estudos da Saúde Suplementar (IESS) que mede não só a variação de preços, mas também a utilização. A sua elevação em níveis extraordinários mostra que, mesmo a saúde suplementar perdendo 1,5 milhão de clientes em nível nacional, sua utilização permanece alta e de forma inercial.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) podemos até fazer um ensaio a respeito desses componentes inflacionários e da utilização inercial dos serviços de saúde. Aqui, 100 mil pessoas perderam seu plano de saúde. Mesmo assim, a sinistralidade da Unimed Campinas aumentou. Se as maiores baixas aconteceram entre as seguradoras, autogestões e outros planos de custos mais elevados, podemos dizer que, de modo geral, as vagas da crise foram preenchidas por doentes, não tão doentes assim, oriundos principalmente da melhor pagadora e maior fornecedora de clientes que é a Unimed Campinas, que não tem serviço próprio suficiente para regular a utilização desse mercado.

Como sair dessa armadilha em que o trabalhador sob risco de demissão evita ir ao médico, mas os seus dependentes e os já demitidos buscam usar ao máximo o plano?

Podemos discorrer páginas a esse respeito, porém entendo que para combater essa situação alguns pilares devem ser abordados.

O empoderamento do paciente, por meio da informação e da coparticipação nos custos, fazendo-o discernir os exageros de consultas e exames travestidos de prevenção e promessas de longevidade, é um deles.

O outro é fazermos a tarefa de casa, que é a revisão dos custos administrativos, com redimensionamentos das nossas necessidades dos recursos humanos, com estímulo à eficiência dos processos operacionais e de controle.

O terceiro pilar é a discussão estratégica sobre qual tamanho devemos ter para oferecer trabalho aos nossos cooperados. Como vamos negociar com empresas deficitárias que não pretendem se esforçar para recompor as margens necessárias à valorização dos honorários e do trabalho médico.

E, finalmente, não dar tréguas ao desperdício. O desperdício é o combustível da inflação médica, que corrói os nossos ganhos e avilta nossos honorários.

É dever, muito mais que uma obrigação, que cada um faça uma reflexão sobre a sua parte no controle da escalada de custos. Dessa forma, atravessaremos a crise e, sem dúvida, dela emergiremos como uma empresa mais sólida, mais moderna e mais justa.

*José Windsor Angelo Rosa é médico urologista e presidente da Unimed Campinas​

Outras Notícias

 

 

Fesp disponibiliza o Manual da Mamãe Saudável http://www.unimedfesp.coop.br/fesp-disponibiliza-o-manual-da-mamae-saudavelFesp disponibiliza o Manual da Mamãe Saudável
Unimed Catanduva sorteia iPhone 7 e outros prêmios para beneficiárioshttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-catanduva-sorteia-iphone-7-e-outros-premios-para-beneficiariosUnimed Catanduva sorteia iPhone 7 e outros prêmios para beneficiários
Coral Unicanto se apresenta na programação de Natal "Botucatu Luz"http://www.unimedfesp.coop.br/coral-unicanto-se-apresenta-na-programacao-botucatu-luzCoral Unicanto se apresenta na programação de Natal "Botucatu Luz"
Unimed Andradina participa de palestra na Usina Viralcoolhttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-andradina-participa-de-palestra-na-usina-viralcoolUnimed Andradina participa de palestra na Usina Viralcool

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016