Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation Links-Em-parceria-com-Sirio-Libanes-Fesp-promove-curso-de-APS

Em parceria com Sírio-Libanês, Fesp promove curso de APS

Atendimento humanizado é prioridade no Sistema Unimed

25/03/2019 09:58 | Última Atualização 19/06/2019 15:28

​Mais do que uma ten­dência, a humaniza­ção do atendimento médico vem se tornando rea­lidade no mundo e, também, nas Unimeds do Estado de São Paulo, que seguem aumentando seus investimentos neste mo­delo. Como forma de incentivar a formação de profissionais es­pecializados, a Fesp está pro­movendo o Curso de Formação em APS e Medicina de Família, em parceria com o Hospital Sí­rio-Libanês e o Sescoop/SP.

O treinamento, direcionado aos médicos e demais profis­sionais de saúde, teve início no dia 15/3 no Instituto Sírio-Liba­nês, e vai até o dia 19/10, com uma carga horária total de 120 horas. As reuniões acontecerão duas vezes ao mês e abordarão temas como: Introdução à APS e Medicina de Família; Registro Clínico Ambulatorial; Medicina Centrada na Pessoa; Epidemio­logia Clínica; Habilidades de Comunicação, dentre outros.

O curso é coordenado pelo doutor em Medicina de Família e Comunidade pela USP, médi­co do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês e autor dos livros “Medicina de Família e Comu­nidade: Fundamentos e Práti­cas” e “Medicina de Família e Comunidade”, José Benedito Ramos Valladão Jr.

Porta de entrada para o aten­dimento médico, segundo o co­ordenador do curso, o projeto de implantação da APS no sis­tema de saúde busca promover longitudinalidade, integralida­de e cuidado continuado, con­tribuindo com a manutenção do equilíbrio do sistema de saúde. “A APS tem a responsabilida­de de proporcionar cuidado e melhores caminhos para a vida das pessoas, entendendo seus problemas. Produz o cuidado a partir do indivíduo, sem o foco curativista e hospitalocêntrico”, assegurou.

Portanto, continuou Valla­dão, para o bom funcionamen­to do modelo é necessária uma política de fortalecimento, for­mação e mudança na percepção da APS e Medicina de Família, incluindo o âmbito acadêmico, pois segundo o especialista, a cultura ainda é muito forte por parte dos estudantes de medi­cina. “Mudando a lógica hospi­talar, a APS consegue melhorar os resultados garantindo a di­minuição das idas ao pronto­-socorro, exames, tratamentos e internações desnecessários e, como consequência, reduzir custos propiciando mais saúde aos beneficiários”, enfatizou.

BENEFÍCIO PROFISSIONAL

A APS também visa benefi­ciar a atuação do profissional de saúde, mobilizando-o em prol de uma medicina centrada no paciente, reforçando a linha de cuidados da operadora. Valla­dão afirma que, dentro dessa lógica, é preciso ter profissio­nais cada vez mais capacitados com o fortalecimento dos pro­gramas de formação, suprindo a carência de especialistas na área. “Quanto mais profissionais capacitados, melhores serão os resultados”, destacou.

APS NO SÍRIO

O projeto de implantação de APS no Sírio-Libanês foi ini­ciado em 2014 e direcionado, primeiramente, aos colabora­dores e familiares. Em 5 anos, a ação passou a contemplar 90 especialidades, 20 unidades em toda a Grande São Paulo e região do ABC. Além de redu­zir custos, o modelo proporcio­nou melhorias nos resultados:

  • 2014 - 14 mil vidas;
  • 2019 - 180/200 mil vidas.

Redução de 5% em exames, 29% em internações, 51% em pronto socorro, além do au­mento de 97% de resolutividade e 94,7% de satisfação dos usuá­rios desse modelo.

Outras Notícias

 

 

Saúde suplementar em pautahttp://www.unimedfesp.coop.br/saude-suplementar-em-pautaSaúde suplementar em pauta
Unimed Fesp fecha contrato com a Funcesp http://www.unimedfesp.coop.br/unimed-fesp-fecha-contrato-com-a-funcespUnimed Fesp fecha contrato com a Funcesp
Unimed Itapetininga realiza 1º Arraiá da Oncologiahttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-itapetininga-realiza-1-arraia-da-oncologiaUnimed Itapetininga realiza 1º Arraiá da Oncologia
Unimed Pindamonhangaba participa do Circuito Sescoop/SP de Culturahttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-pindamonhangaba-participa-do-circuito-sescoop-sp-de-culturaUnimed Pindamonhangaba participa do Circuito Sescoop/SP de Cultura

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016