Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksForum-para-Dirigentes-debate-modelos-societarios-e-financiamentos

Fórum para Dirigentes debate modelos societários e financiamentos

IMG_4147.JPG
Com o propósito de discutir alternativas de governança societária, investimentos e modelos de financiamento nas cooperativas, a Unimed Fesp realizou o Fórum de Dirigentes, que aconteceu dia 4/10, na sede da Fesp, em São Paulo. Na oportunidade, estiveram presentes dirigentes das Unimeds de todo o estado para ouvir especialistas e conhecer casos de sucesso de Unimeds. "O atual cenário demanda novas formas de administração e existem muitas alternativas a serem estudadas e aprofundadas", analisou o Dr. Omar Abujamra Jr., presidente da Fesp.

O Dr. Eduardo Falsarella, da Inepad, em conjunto com Luis Fonseca, da Axis Health, apresentaram diversas opções de captação de recursos e investimentos, incluindo todas suas vantagens e desvantagens. "É importante um bom planejamento para reduzir os riscos e encontrar o melhor modelo para sua organização. Nem sempre o de menor custo é o melhor caminho". Segundo eles, o processo de definição passa por uma análise da governança, de otimização tributária e da amplitude do mercado.

Para falar dos aspectos jurídicos que envolvem essas possibilidades foram o tema do Dr. Jeber Juabre Jr., assessor jurídico da Fesp, e do Dr. Mário Bueno, gerente jurídico da Fesp. Segundo eles, durante há mecanismos em sociedades anônimas ou limitadas em que é possível o dirigente investir com benefícios tributários, sem perder controle dos ativos da Unimed. O Dr. João Caetano Muzzi, da BMAS Advogados Associados, aprofundou o tema das características tributárias nos modelos de negócio com fundos imobiliários e cotas capitais. "A tributação Segundo ele, como a lei 5.764 está em discussão, este é um bom momento para debater modelos de financiamento, pois as cooperativas precisam se capitalizar, aproveitando os recursos próprios com a finalidade de remunerar bem o médico cooperado.

Além da participação dos especialistas, o fórum contou com a apresentação de experiências de sucesso. O Dr. Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, destacou as características e resultados da Unimed Belo Horizonte, enquanto esteve sob sua gestão. Segundo ele, a cooperativa viveu um grande sucesso comercial com uma boa estratégia de capitalização. O Dr. Arnaldo Passafini, presidente da Unimed Salto/Itu, mostrou como foi realizada a estruturação de um fundo imobiliário que tem permitido o investimento na construção de um novo hospital na região.

Pela Unimed Sul Capixaba, o presidente Dr. Leandro Baptista explicou como a adoção de um fundo de investimento imobiliário tem sido uma política de sucesso, pelo qual captou R$ 60 milhões nos primeiros 3 meses, contribuindo para o projeto de um hospital de alta complexidade. Já o Dr. Daniel Haber, diretor Financeiro da Unimed Franca, apresentou a evolução das cotas capitais ao longo dos anos e, entre outras informações, abordou os benefícios aos cooperados, o projeto do centro médico e a evolução das aplicações financeiras.

O presidente da Unimed Santa Bárbara D'Oeste e Americana, Dr. Emerson de Assis, mostrou como as estruturas de apoio da Unimed passaram a ser financiadas por formas alternativas e passaram a vender serviços, o que permitiu maior liquidez. Para ele, é preciso fortalecer a mentalidade de gestão que foque em resultado financeiro. Ao final do fórum, os participantes puderam tirar diversas dúvidas com os especialistas presentes.

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016