Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksHepatites-B-e-C-podem-causar-complicacoes-por-falta-de-diagnostico-precoce

Hepatites podem causar complicações por falta de diagnóstico precoce

Unimed Catanduva disponibiliza vacinas contra doença

31/07/2017 12:04 | Última Atualização 31/07/2017 12:04

Cerca de 30 mil casos de hepatites virais são registrados por ano no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Entre os vírus mais comuns estão a Hepatite A, B e C. Grande parte destes casos poderia ser evitada com a prevenção e realização de testes para um diagnóstico precoce.

As hepatites virais são doenças infecciosas causadas por vírus que atacam e inflamam o fígado, por isso denominadas "hepatite viral". Com o propósito de intensificar a prevenção da doença, em 28 de julho 2010 foi estabelecido o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e o Julho Amarelo - mês de conscientização e prevenção contra as Hepatites Virais.

De acordo com o infectologista e cooperado da Unimed Catanduva, Dr. Arlindo Schiesari Júnior, a  hepatite A, é muito comum na infância, não fica crônica e não causa tumores. Já as hepatites B e C podem serem permanentes por toda a vida do indivíduo, causando complicações tardias.

O vírus da hepatite A é transmitido por água e alimentos contaminados e em situações precárias de higiene pessoal. Já os vírus B e C podem ser transmitidos em contato com o sangue contaminado, relações sexuais e, até mesmo, de mãe para filho, durante a gestação ou aleitamento materno. "É muito importante o uso de preservativos nas relações sexuais. Além disso, toda gestante deve fazer um pré-natal adequado. Em casos de dúvidas, a pessoa deve procurar um médico para ser orientada corretamente. Vale lembrar que beijos, abraços não transmitem hepatites virais", destacou o infectologista.

No caso da hepatite B e C, é recomendado não compartilhar materiais de uso pessoal que possam transmitir os vírus através de machucados ou sangramentos, tais como alicates de unha, lâminas de barbear e escovas de dente.

As hepatites virais podem causar febre, mal-estar, perda de apetite, náuseas, vômitos e dor abdominal. Também podem causar a icterícia, que é o tom amarelado da pele e dos olhos. Porém, Dr. Arlindo ressaltou que esses sintomas são poucos frequentes quando se trata da hepatite B e C. "Essas doenças podem passar despercebidas e, muitas vezes, são descobertas somente por acaso, como por exemplo ao se realizar uma doação de sangue ou exames de rotina".

Para detectar a doença, é preciso realizar exames de sangue específicos, conhecidos como sorologias de hepatites.

Como age?

O vírus, ao infectar o fígado pode causar hepatite aguda ou crônica. "Em geral, a hepatite aguda é benigna, mas eventualmente pode evoluir com um quadro muito grave conhecido como 'hepatite fulminante', no qual ocorre extensa destruição das células do fígado. Já a hepatite crônica refere-se à inflamação que se desenvolve por muitos anos, podendo causar cirrose hepática e até tumores no fígado", explicou o médico.

A infecção aguda ocasionada pela hepatite C, costuma se tornar crônica em 85% dos casos, entretanto, o infectologista afirmou que o tratamento costuma oferecer mais chances de cura que o da hepatite B, devido na hepatite C, o vírus não ficar acoplado no DNA das células.​

Vacina

Na Univacin - Clínica de Vacinas da Unimed Catanduva é possível adquirir a  vacina hepatite A +B (que combate os dois vírus) e a vacina hexacelular, que inclui a Hepatite B.

A clínica está localizada na rua Sergipe, nº 583, no centro de Catanduva. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas. Informações (17) 3531- 3141. 

Outras Notícias

 

 

Unimed Araçatuba realiza ação no Dia do Clientehttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-aracatuba-realiza-acao-no-dia-do-cliente1Unimed Araçatuba realiza ação no Dia do Cliente
Carateca patrocinado pela Unimed Presidente Prudente é vice-campeãohttp://www.unimedfesp.coop.br/carateca-patrocinado-pela-unimed-presidente-prudente-conquista-vice-campeonato-pan-americanoCarateca patrocinado pela Unimed Presidente Prudente é vice-campeão
Hospital da Unimed Catanduva promove visita no Dia do Cliente http://www.unimedfesp.coop.br/hospital-da-unimed-catanduva-promove-visita-no-dia-do-clienteHospital da Unimed Catanduva promove visita no Dia do Cliente
Evento patrocinado pela Unimed Bauru abordará cuidados paliativoshttp://www.unimedfesp.coop.br/evento-patrocinado-pela-unimed-bauru-abordara-a-experiencia-do-fim-da-vidaEvento patrocinado pela Unimed Bauru abordará cuidados paliativos

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016