Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksHospital-da-Unimed-Catanduva-realiza-cirurgia-endoscopica-de-coluna

Hospital da Unimed Catanduva realiza cirurgia endoscópica de coluna

Procedimento traz mais agilidade na recuperação do paciente

26/03/2018 13:58 | Última Atualização 26/03/2018 13:58

O Unimed Hospital São Domingos (UHSDom), pertencente à Unimed Catanduva, realizou a primeira cirurgia endoscópica de coluna da cidade e região. O procedimento foi realizado em uma paciente de seis anos, Lara Celotto Ribeiro, que tinha um tumor na coluna e recebeu tratamento do cooperado e ortopedista, Dr. Carlos Alberto Montovani Costa. "Ela foi diagnosticada com desvio de coluna, porém sentia muitas dores, principalmente à noite, o que me levou a investigar mais a fundo", disse.

Após exames detalhados, com a realização de cintilografia óssea, ressonância e tomografia, foi detectado que a paciente tinha Osteoma osteoide (tumor benigno) formador de osso, que atinge crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Ele pode ser tratado com anti-inflamatórios, ou se continuar a evolução, com a cirurgia de retirada do tumor, como foi no caso da paciente.

Procedimento cirúrgico

A cirurgia endoscópica de coluna é um procedimento minimamente invasivo, que exige um furo de apenas um centímetro. Sua recuperação também é rápida e o paciente tem alta no mesmo dia da cirurgia. "Em adultos é realizado a sedação, no caso da Lara fizemos anestesia geral com apenas um furo. Tiramos o núcleo do tumor, que estava localizado no pedículo – um local de difícil acesso na coluna", explicou Dr. Carlos. A duração total da cirurgia foi de duas horas e a alta foi no dia seguinte, pois o colete cervical estava sendo confeccionado para a paciente.

O ortopedista explica que esta cirurgia tem menos complicações, se comparada ao procedimento            o de retirada em bloco, que exige um corte maior e a retirada de osso da coluna, que prejudicaria o desenvolvimento da criança. A recuperação da cirurgia endoscópica de coluna é mais rápida, com o uso de colete durante 30 a 45 dias, a criança estará completamente recuperada.

A cirurgia foi realizada pelo ortopedista Dr. João Paulo Bergamaschi, diretor da Clínica Kennedy, em São Paulo, e professor na Santa Casa de São Paulo, referência em cirurgia de coluna em todo o país. Os instrumentos para a realização da cirurgia foram disponibilizadas pela Distribuidora e Implantes Ortopédicos (DPI) de Rio Claro.

"Realizar esta cirurgia em Catanduva mostra que estamos caminhando para o futuro. Lembro que na faculdade ouvia a frase 'grandes incisões, grandes cirurgiões', e estamos caminhando para o caminho contrário, quanto menos invasivo, menor o corte, melhor a recuperação. Esta cirurgia só é realizada em grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, porém, em Catanduva conseguimos mostrar que é possível oferecer a mesma qualidade de tratamento como nesses grandes centros", disse o Dr. Carlos.

Caso de estudo

O caso de Lara foi o primeiro registrado no Brasil, e, com a autorização da família, será publicado um artigo em revistas científicas. "Vamos submeter na revista da Sociedade Brasileira de Coluna, no qual sou membro, e também tentaremos publicar em uma revista europeia", adiantou o Dr. Carlos. O estudo também está previsto para publicação na Eurospine, revista europeia no qual o Dr. João Paulo é membro. "O objetivo é alertar os profissionais de novos casos que poderão ocorrer e como proceder para o diagnóstico e tratamento", completou.

"Não tem mais dores"

A família da pequena Lara está feliz com a rápida recuperação da criança, que após a cirurgia quer pular e brincar, atividades que ela apresentava dificuldade por conta do tumor. "A Lara reclamou de dor nas costas e ficamos em alerta, pois ela estava entortando a coluna", disse a tia Rosa Maria Celotto, coordenadora de faturamento da UHSDom. "Ela acordava à noite com muita dor nas costas e tinha que tomar remédio para aliviar o incômodo e conseguir dormir", explicou.

O resultado da cirurgia aliviou a família, pois agora, a pequena não sente mais dores. "Ela terá uma vida nova. Descobrimos em julho e foi um período muito difícil, o doutor é um excelente médico que investigou até o fim e lutou conosco pela cura da Lara. Somos muito gratos a ele", disse a mãe, Rosângela Celotto Ribeira.

Curta a nossa página e confira as novidades: www.facebook.com/unimedcatanduva

Inscreva-se em nosso canal no youtube e fique sempre por dentro dos acontecimentos: www.youtube.com/UnimedCatanduvaOficial

Outras Notícias

 

 

Cooperados da Unimed Araçatuba elegem nova diretoriahttp://www.unimedfesp.coop.br/cooperados-da-unimed-aracatuba-elegem-nova-diretoriaCooperados da Unimed Araçatuba elegem nova diretoria
Unimed Araçatuba realiza campanha sobre materiais perfurocortanteshttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-aracatuba-realiza-campanha-sobre-materiais-perfurocortantesUnimed Araçatuba realiza campanha sobre materiais perfurocortantes
Unimed Araraquara chama atenção para o Dia Mundial do Autismohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-araraquara-chama-atencao-para-o-dia-mundial-do-autismoUnimed Araraquara chama atenção para o Dia Mundial do Autismo
Unimed Ourinhos comemora 36 anos de históriahttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-ourinhos-comemora-36-anos-de-historiaUnimed Ourinhos comemora 36 anos de história

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016