Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksHospital-da-Unimed-Jaboticabal-apresenta-resultados-do-Projeto-Melhor-Parto-

Unimed Jaboticabal apresenta resultados do Projeto Melhor Parto

Projeto é uma iniciativa da ANS

05/12/2016 13:18 | Última Atualização 05/12/2016 13:18

​O Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI), administrado pela Unimed Jaboticabal, foi reconhecido como uma das instituições de saúde, em todo o Brasil, que apresentaram os mais expressivos resultados com o Projeto Parto Adequado.

O projeto-piloto, feito em 35 hospitais brasileiros, conseguiu evitar cerca de 10 mil cesarianas desnecessárias no período de um ano e meio. A iniciativa, encabeçada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), segue recomendação de organismos internacionais para a redução das taxas de cesáreas no Brasil, uma das maiores do mundo.

Com o apoio do Ministério da Saúde, basead0 na metodologia do Institute for Healthcare Improvement (IHI), o projeto apresentou o modelo inovador de atenção ao parto e nascimento, valorizando o parto normal e reduzindo o percentual de cesarianas desnecessárias. Com os bons resultados alcançados, o Parto Adequado deixa de ser um projeto com prazo para encerramento e se transforma em um Programa permanente.

Em função dos bons resultados alcançados, o Hospital e Maternidade Santa Isabel recebeu, no dia 18 de novembro, a visita da Dra. Ana Pilar Betrán, Médica Coordenadora do departamento de Saúde e Pesquisa Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Dra. Maria Regina Torloni, médica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e consultora do Departamento de Saúde e Pesquisa Reprodutiva da OMS.

O evento, que lotou o anfiteatro do hospital, contou ainda com as presenças do Provedor da Irmandade de Misericórdia, Dr. Luiz Eduardo Romero Gerbasi, do coordenador do HMSI, Dr. Jeyner Valério Júnior e do coordenador de Qualidade do Centro de Inovação da Unimed do Brasil/Fesp e responsável pela área de Segurança do Paciente do IHI, Dr. Paulo Borem.

Também estiveram presentes o diretor Financeiro da Unimed Jaboticabal, Dr. Oswaldo Costa Cesar Neto, o coordenador Clínico do hospital, Dr. Nereu da Costa, a enfermeira responsável pelo Espaço Viver Bem da Unimed, Cristiana Borges Orlanda, o secretário de Saúde de Jaboticabal, Mário Antônio Milaré, a vereadora e delegada de Polícia Dra. Andréa e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Jaboticabal, Maura Guedes Barreto.

Durante a visita, as equipes do Hospital e da Unimed de Jaboticabal, coadministradora do estabelecimento de saúde, apresentaram os resultados do Projeto Melhor Parto, implantado no final de 2012.

 Profissionais vinculados ao Projeto Melhor Parto do HMSI e da cooperativa médica participaram de eventos em diversos estabelecimentos de saúde, como o Hospital Albert Einstein, para falar sobre os benefícios do projeto em Jaboticabal, cuja experiência foi considerada entre as duas melhores do país.

O número total de partos normais realizados no Hospital e Maternidade Santa Isabel, desde o início da implantação do projeto em 2012, subiu de 21% para 55% este ano.

A chave para o sucesso do projeto foram as intervenções feitas nas maternidades participantes: mudança ou adaptação da infraestrutura dos hospitais, capacitação de profissionais de saúde e conscientização das gestantes.

 Uma das principais ações implementadas foi a criação de salas de parto natural, disponibilizando às gestantes, objetos que aliviam as dores do trabalho de parto, como bolas, banheiras e banquinhos. Nesses quartos, são admitidos os acompanhantes. "É uma medida que dá à gestante mais confiança e favorece a realização do parto humanizado. Ela tem uma sala com mais espaço e com o acompanhante o tempo todo, com intervenções externas somente quando necessárias", afirmou Uyara Januzzi, coordenadora da Maternidade do Hospital Santa Isabel.

Outra mudança na estrutura da maternidade do HMSI foi a contratação de enfermeira obstetra e de equipes de obstetras plantonistas. Para sensibilizar as gestantes, o projeto estimulou palestras e cursos sobre os riscos e benefícios de cada tipo de parto.

Outras Notícias

 

 

Unimed Catanduva conquista pódio em corrida femininahttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-catanduva-conquista-podio-em-corrida-femininaUnimed Catanduva conquista pódio em corrida feminina
Unimed Itapeva inicia Programa de Atenção à Saúdehttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-itapeva-inicia-programa-de-atencao-a-saudeUnimed Itapeva inicia Programa de Atenção à Saúde
Cooperativa de Catanduva promove 5ª edição do Unimed na praçahttp://www.unimedfesp.coop.br/cooperativa-de-catanduva-promove-5-edicao-do-unimed-na-pracaCooperativa de Catanduva promove 5ª edição do Unimed na praça
Beneficiárias da Unimed Marília são exemplos de vitalidadehttp://www.unimedfesp.coop.br/beneficiarias-da-unimed-marilia-sao-exemplos-de-vitalidadeBeneficiárias da Unimed Marília são exemplos de vitalidade

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016