Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksHospital-da-Unimed-Sorocaba-obtem-certificacao-da-Johnson---Johnson

Hospital da Unimed Sorocaba obtém certificação da Johnson & Johnson

Instituição foi a primeira a alcançar o certificado

13/06/2017 15:10 | Última Atualização 13/06/2017 15:10

​Enfermeiras e técnicos de enfermagem da Central de Material Esterilizado do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), instituição pertencente à Unimed Sorocaba, concluíram o Programa de Educação Continuada em Esterilização Hospitalar oferecido pelo departamento de Advanced Sterilization Products (ASP) da Johnson & Johnson Medical. A iniciativa foi realizada entre os dias 22 e 24 de maio, em parceria com a Educação Continuada da Enfermagem do hospital, que foi o primeiro e único do Estado de São Paulo a finalizar o programa e obter a certificação.

"A educação continuada faz parte do desenvolvimento dos recursos humanos, em um esforço para otimizar a assistência em saúde por meio do aprimoramento das equipes. O treinamento visa ao aprendizado de novas práticas e desenvolvimento de competências, bem como a revisão de rotinas, procedimentos e uso de tecnologias", destacou Miguel Villa Nova Soeiro Filho, superintendente da cooperativa.

"A Central de Material Esterilizado tem importância vital na prevenção das infecções, sendo responsável pelo desenvolvimento de todas as fases do processo de esterilização. Como as infecções hospitalares representam importantes causas de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo, a responsabilidade de cada colaborador envolvido com este processo é enorme, sendo necessários treinamentos e revisões periódicas das técnicas empregadas", assegurou Mário Sérgio Moreno, médico infectologista e diretor técnico do HMS.

O programa está baseado nas diretrizes da Associação Internacional  de Gestão de Materiais de Serviços Centrais de Saúde – International Association of Healthcare Central Service Materiel Management (IAHCSMM), principal associação que representa os profissionais dos serviços de processamento de material hospitalar no mundo e que, há mais de 50 anos, vem oferecendo certificações e programas de educação continuada.

O objetivo deste programa é proporcionar atualização contínua aos profissionais da saúde envolvidos na prática de descontaminação de equipamentos e instrumentos médicos em temas sobre desinfecção e esterilização, com a finalidade de orientar e estabelecer as boas práticas de acordo com as normas aplicáveis e as recomendações das organizações internacionais.

Dividido em quatro módulos, o programa tem duração total de 10 horas e abrange conhecimentos sobre as normas e recomendações emitidas pelos órgãos nacionais e internacionais (ISO, CDC, AORN, APIC, entre outros) que sustentam as boas práticas de desinfecção e esterilização de dispositivos médicos nos hospitais, conhecimento sobre o manejo adequado dos desinfetantes e métodos de esterilização empregados no hospital e as práticas de controle de infecções do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ao final do programa, cada membro da equipe recebeu um diploma de atualização contínua concedido pelo departamento de Advanced Sterilization Products da Johnson & Johnson Medical e um manual técnico dos serviços centrais, publicado pela International Association of Healthcare Central Service Materiel Management (IAHCSMM).

"Os Centros de Materiais e Esterilizações (CME) vivem um momento de grande desafio, que é o de superar padrões pré-estabelecidos pelas unidades de saúde. Entendemos que a meta para superar padrões e elevar a qualidade dos serviços passa por constantes treinamentos em que se compartilham novidades, métodos eficientes, possibilidades e oportunidades", disse a enfermeira Karen Rosa Mariano, membro da equipe do Hospital Dr. Miguel Soeiro.

Outras Notícias

 

 

Unimed Itapeva inicia Programa de Atenção à Saúdehttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-itapeva-inicia-programa-de-atencao-a-saudeUnimed Itapeva inicia Programa de Atenção à Saúde
Cooperativa de Catanduva promove 5ª edição do Unimed na praçahttp://www.unimedfesp.coop.br/cooperativa-de-catanduva-promove-5-edicao-do-unimed-na-pracaCooperativa de Catanduva promove 5ª edição do Unimed na praça
Cooperados da Unimed Araçatuba se especializam em gestão de negóciohttp://www.unimedfesp.coop.br/cooperados-da-unimed-aracatuba-se-especializam-em-gestao-de-negocioCooperados da Unimed Araçatuba se especializam em gestão de negócio
Unimed Guarulhos promove Semana da Qualidade de Vidahttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-guarulhos-promove-semana-da-qualidade-de-vidaUnimed Guarulhos promove Semana da Qualidade de Vida

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016