Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksIngestao-de-peixe-reduz-probabilidade-de-diagnostico-de-diabetes

Ingestão de peixe reduz probabilidade de diagnóstico de diabetes

Unimed Catanduva alerta sobre os riscos da doença

21/03/2017 08:57 | Última Atualização 21/03/2017 08:58

​Mais de 70 mil pessoas morrem por ano no Brasil acometidas pelo diabetes. De acordo com o nutrólogo, endocrinologista e diretor de Desenvolvimento da Unimed Catanduva, Prof. Dr. Durval Ribas Filho, estima-se que de 7 a 8% da população é vitimada pela diabetes.

Silenciosa e de alto risco, o diabetes é uma doença crônica, degenerativa e que exige cuidados contínuos. Essa enfermidade é caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, provocada no momento em que o pâncreas começa a produzir menos insulina (hormônio que leva a glicemia para dentro da célula), pelo próprio organismo e, também, quando o paciente é obeso ou tem sobrepeso.

"Quando o paciente é obeso, o pâncreas gasta mais energia e produz insulina em grande quantidade, depois a glândula entra em hipofunção (deixa de funcionar corretamente), não levando a glicose para dentro da célula, ficando no sangue onde ocorre uma hiperglicemia (alta taxa de açúcar na corrente sanguínea)", explicou o endocrinologista.

Ainda de acordo com o especialista, a obesidade causa a resistência insulínica, na qual, a gordura em excesso provoca a resistência na produção de insulina.

Dentre os dois tipos existentes de diabetes (tipo I e tipo II), o grande aumento vem sendo causado pelo diabetes tipo II, conforme destacou o especialista. "O tipo II é provocado, em tese, pela resistência insulínica, por causa da obesidade, pelo sobrepeso e excesso de tecido gorduroso".

Já o diabetes tipo I é diagnosticado principalmente em crianças e jovens, neste caso a doença é autoimune, ou seja, o próprio organismo não reconhece o pâncreas e gera grande quantidade de anticorpos contra a glândula, e não deixa o pâncreas produzir insulina.

Sintomas

Os principais sintomas que podem alertar a doença são: sensação de muito apetite, acompanhado de muita sede, vontade constante de urinar. "Quando uma pessoa começa a acordar duas vezes a noite para beber água, ou urinar, ou tem muita vontade por doces de forma exagerada, essa pessoa tem o clássico diagnóstico da doença", ressaltou.

Prevenção

O nutrólogo recomenda uma alimentação balanceada. "Se a pessoas ingerir pelo menos três vezes por semana alimentos integrais, reduz em 24% a chance ter diabetes. Se consumir peixe três vezes por semana, a probabilidade de se ter a doença é reduzida em 28%", ressaltou.

Além de uma boa alimentação, o Dr. Durval Ribas Filho orienta a população para que faça exames periódicos regularmente. Entre eles, o teste de glicemia capilar, fornecido gratuitamente no evento Unimed na Praça, programa que ocorre quinzenalmente nas 18 cidades da área de ação da Unimed Catanduva.

Outras Notícias

 

 

Reforma da Unidade Infantil do Hospital São Bernardohttp://www.unimedfesp.coop.br/reforma-do-hospital-sao-bernardo-unidade-infantilReforma da Unidade Infantil do Hospital São Bernardo
Unimed Araçatuba realiza ação no Dia do Clientehttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-aracatuba-realiza-acao-no-dia-do-cliente1Unimed Araçatuba realiza ação no Dia do Cliente
Carateca patrocinado pela Unimed Presidente Prudente é vice-campeãohttp://www.unimedfesp.coop.br/carateca-patrocinado-pela-unimed-presidente-prudente-conquista-vice-campeonato-pan-americanoCarateca patrocinado pela Unimed Presidente Prudente é vice-campeão
Hospital da Unimed Catanduva promove visita no Dia do Cliente http://www.unimedfesp.coop.br/hospital-da-unimed-catanduva-promove-visita-no-dia-do-clienteHospital da Unimed Catanduva promove visita no Dia do Cliente

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016