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CECL - Câmara Estadual de Compensação e Liquidação

FAQ

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1. As singulares que já participam da Câmara de Compensação da Unimed do Brasil ficarão nas duas câmaras, nacional e estadual?

Sim, o intercâmbio estadual será tratado na câmara da Fesp, e o intercambio nacional na Câmara da Unimed do Brasil.

2. O sistema utilizado para operacionalizar a Câmara será o mesmo adotado pela Unimed do Brasil?

Sim, será o sistema Union. Porém por questões de segurança e especificidade a FESP possui um ambiente independente da Umimed do Brasil para operacionalizar a Câmara Estadual ! Nesse caso o Login e Senha e endereço de acesso serão diferentes da Unimed do Brasil.

3. Qual será o prazo para repasse às singulares credoras na Câmara?

Será conforme calendário. 
D+2 extrato = débito às singulares devedoras. 
D+2 após débito = crédito às singulares credoras.

4. Qual a taxa para a singular se cooperar com a Unicred?

Preliminarmente nenhuma. Recomendamos confirmar essa informação com a Unicred através do e-mail cecl.1538@​unicred.com.br.

5. É necessária alguma garantia adicional da singular para se cooperar com a Unicred?

Preliminarmente nenhuma. Recomendamos confirmar essa informação com a Unicred através do e-mail cecl.1538@unicred.com.br.

6. Há um prazo para singulares se cooperarem com a Unicred, antes do prazo limite para adesão à Câmara?

Não. A cooperação pode ocorrer a qualquer momento. Entretanto, a adesão na CECL é obrigatória até 15/03/19, com operação a partir de 01/04/19. Assim, é do interesse da singular decidir sobre a forma de apresentação da garantia até essa data.

7. O que foi o teste piloto? O início da operação com duas singulares é um teste piloto? O que é teste operacional? O que é teste de processos?

Para a implementação da CECL com segurança, foram programados dois testes: o "teste piloto" (também chamado de "teste de sistema") e o "teste de processos' (também chamado de "teste operacional"). O "teste piloto/sistema" teve o objetivo de testar o sistema, ou seja, troca de arquivos, apuração do fechamento da CECL, etc. O "teste de processos/operacional" tem o objetivo de testar o funcionamento completo da CECL, ou seja, sistema (novamente) e toda parte operacional, inclusive, processos com Unicred, garantias, etc.

8. A adesão na CECL é obrigatória? Devo enviar algum documento para não aderir à CECL?

A constituição da CECL foi aprovada no artigo 12, inciso IV, alínea "k", da Constituição do Sistema Cooperativo Unimed, no Capítulo 13 do Manual de Intercâmbio Nacional vigente e no artigo 2º, § 1º, letras ‘j’, ‘k’, ‘l’ e ‘m’ do Estatuto Social da Unimed do Estado de São Paulo. Assim, a adesão é obrigatória (operação a partir de Abril19) não existindo qualquer forma de não participação, sob pena de descumprimento de disposição estatutária.​

9. A carta de fiança tem custo? Há possibilidade de adesão à CECL sem custo?

Normalmente cartas de fiança tem custo porque representam a contra-partida do risco assumido pela instuição financeira que a emite. Entretanto, tanto a cobrança da comissão, quanto o percentual de custo, dependem do relacionamento da singular com a instituição financeira. A instituição financeira, parceira da CECL pode oferecer alternativas à carta de fiança, sem custo.

10. O que é o documento "Ofício Adesão Operacional Garantidor"?

É o documento que evidencia a apresentação de uma garantia à CECL. Esse documento é assinado pela singular e pela instituição financeira garantidora da CECL e é enviado à CECL como parte da documentação formal de adesão. O prazo máximo de envio é 15/03/19 para que a singular cumpra com o prazo de entrada em operação na CECL até 01/04/19.

11. Qual o prazo para adesão à CECL? Como devemos fazer isso?

O prazo de adesão à CECL é 15/03/19 com entrada em operação a partir de 01/04/19. Entretanto, recomendamos enviar a documentação o mais rapidamente possível para evitar contratempos. Lembrando que uma garantia deve ser constituída antes da entrada em operação.​

12. Quais documentos formais devem ser enviados para adesão à CECL?

"Termo de Adesão", "Ofício Adesão Operacional Garantidor", " Termo de Autorização para Acesso ao Sistema CMB".

13. Qual a documentação suporte disponível para estudarmos o funcionamento da CECL? Há manuais?

Temos a "FAQ" (uma seleção das perguntas mais frequentes), o Manual Operacional (focado nos processos da CECL) e o "Manual de Sistemas" (focado no sistema, programa, telas, menus do sistema da CECL). Além disso, também temos o e-mail camara.compensacao@unimedfesp.coop.br (dúvidas gerais) e o e-mail service.desk@unimedfesp.coop.br​ (específico para dúvidas de sistema/TI).​

14. O que preciso saber sobre o CTG - Comitê Técnico Gestor"? Já existem regras estabelecidas?

O CTG está previsto no Regulamento da CECL, o qual foi encaminhado à todas as singulares através da CIRC PRES 118 de 14/12/18. O papel do CTG e outros detalhes constam do mesmo documento.​

15. Qual é o calendário da CECL?

O calendário está pronto. Será aprovado formalmente e disponibilizado para todas as singulares.

16. De quem/ a quem as singulares receberão/pagarão o saldo do fechamento da CECL?

A CECL receberá arquivos espelhando todas as faturas, apurará os valores líquidos para cada singular, receberá o valor das singulares devedoras e efetuará o pagamento das singulares credoras, sempre através da instituição financeira parceira da CECL.​

17. Há alguma taxa para entrar na CECL?

Não há taxas.

18. Como funciona a garantia fornecida pelas singulares para entrada na CECL. Poderia nos fornecer uma visão geral?

O objetivo da garantia é assegurar a adimplência das singulares junto à CECL. Neste momento, as singulares têm duas formas estruturadas de oferecerem garantias: 1) como cooperado e 2) como não cooperado da instituição financeira parceira da CECL.
Se cooperada, terá linhas de crédito que poderá utilizar como garantia da operação na CECL. Como não cooperada, poderá contatar a instituição financeira de sua preferência e obter uma carta de fiança em nome da instituição financeira parceira da CECL. Detalhes podem ser obtidos no Manual Operacional, assim como na instituição financeira parceira da CECL.

19. Como devemos calcular o valor da garantia?

O valor da garantia dependerá da situação devedora ou credora da singular. A base de cálculo do valor da garantia é o valor médio, devedor ou credor, da singular na CECL. Se devedor, o valor da garantia deve ser 200% do valor médio dos ùltimos 12 meses. Se credor o valor deve ser 50% do valor mèdio do mesmo período.​

20. Há penalidades para inadimplência na CECL?

A utilização dos limites de crédito ou execução de cartas de fiança pode gerar encargos. A multa mínima, quando aplicada, é de 2% e a taxa de juros, 1%. A singular também poderá ser enviada para análise do Comitê Técnico Gestor da CECL.​

21. É necessário realizar ajustes no sistema de gestão para se adequar aos processos da CECL?

Preliminarmente, não. O Sistema Union realiza gestão e acompanhamento operacional da CECL. Entretanto, é importante que as singulares revisem seus processos para cumprir os prazos definidos no calendários da CECL e confirmem essa informação.

22. É necessário utilizar algum PTU específico ou fazer alguma inserção manual no sistema UniOn para que as faturas entrem na CECL?​

Nao. Todo o processo será automatizado após postagem dos arquivos PTU na CMB (Webstart), que está integrada ao UniOn. Sendo assim, não haverá alteração na rotina das áreas de Contas Médicas ou Faturamento.​

23. Como faço para ter acesso ao Sistema Union?

Enviar a documentação completa, assim como a garantia e aguardar dados sobre nome de usuário e senha que serão fornecidos pela CECL.

24. Ações de cancelamento, devolução, glosas e contestações continuarão com seus processos dentro das ferramentas da Unimed do Brasil (CMB e Ajius)?​

Sim, os processos continuam os mesmos. As Singulares que integram a CECL devem estar sempre atentas às datas definidas no calendário.

25. É possível realizar exclusões de faturas no Sistema UniOn ou é preciso solicitar ao administrador da Câmara?

O processo de exclusão de faturas deve ser realizado através da CMB (Webstart), nos prazos definidos no calendário da CECL, para cancelamentos e devolução de faturas.​

26. A Singular poderá pagar as faturas com glosa na CECL?

Sim, desde que o PTU A550 tipo 1 seja postado conforme datas estabelecidas no calendário da CECL.​

27. Como proceder em casos de perda do prazo de postagem do PTU de glosa no Ajius, de acordo com datas definidas no calendário da CECL?​

A Singular deverá postar o arquivo PTU tipo integral no Ajius e, posteriormente, pagar a fatura integral na CECL.​



















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