Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksProjeto-Foto-Feliz-traz-alegria-para-criancas-da-Unimed-SaltoItu

“Projeto Foto Feliz” traz alegria para crianças da Unimed Salto/Itu

Iniciativa visa humanizar o atendimento infantil

26/06/2019 17:20 | Última Atualização 26/06/2019 17:20

​A Unimed Salto/ Itu possui um programa muito especial chamado "Projeto Foto Feliz". Ele é destinado para crianças que estão no Pronto-Socorro ou em internação. O projeto é realizado por uma equipe do Hospital da Unimed em Salto, no setor de Tomografia do Centro de Diagnóstico (CDU) e conta com o apoio do setor de Enfermagem e do Raio-X.

De acordo com a auxiliar de enfermagem, Aline Fajolli, que também atua no projeto, a descontração acontece porque a criança pode colocar a máscara do personagem preferido, além do local tocar a música que a criança mais gosta.

Para Aline, "a ideia é causar o menor trauma possível e melhor ainda se não causar. E, nós temos conseguido! Tem criança que não quer entrar na sala e depois não quer sair. Temos conseguido também diminuir o número de sedações e isso para mim é um dos pontos o mais importante."

Em média, 10 crianças são atendidas e pelo menos, 4 delas vem com a guia de sedação. Aline considera este procedimento mais longo e doloroso tanto para as crianças como para os familiares. Por isto, com as máscaras as crianças ficam animadas, perdem o medo e as enfermeiras não precisam sedar.


 Quem é a equipe?

A equipe que participa deste projeto é multidisciplinar. Começa desde a recepção, quando se faz o agendamento já se busca saber qual é a música e personagem preferido da criança. A enfermeira responsável Antonia Oviedo, as técnicas em radiografia Alexandra Marques e Yara Lima, além de Aline Fajolli, também participam desta equipe.


Como funciona o procedimento?

A equipe percebeu que em um hospital, os processos são doloridos para a criança, pois elas têm medo de estarem ali. Por isto, a ideia é facilitar o processo, trazendo algo que seja do mundo da criança, que a divirta, e foi daí que surgiu a ideia da máscara. Aline afirma com risos que "Eu queria mesmo era o figurino completo, mas ainda não consegui".

Para atrair as crianças, as enfermeiras e técnicas já buscam a criança com uma máscara. Aline relata uma situação inusitada, "a primeira criança que fui buscar mascarada, era um garotinho, devia ter uns 3 anos. Fui de Homem Aranha e ele quis lutar comigo na recepção. E nós lutamos. Foi uma surpresa para mim na verdade, eu me senti completa, com dever cumprido. É muito lindo!" 

Outras Notícias

 

 

“Projeto Foto Feliz” traz alegria para crianças da Unimed Salto/Ituhttp://www.unimedfesp.coop.br/projeto-foto-feliz-traz-alegria-para-criancas-da-unimed-saltoitu“Projeto Foto Feliz” traz alegria para crianças da Unimed Salto/Itu

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016