Se apresentou em São Roque, no dia 19 de julho, a Seleção Brasileira de Futebol Social que disputará o Mundial, a Homeless World Cup, que este ano ocorre em Cardiff, no País de Gales, entre 27 de julho e 3 de agosto, com a participação de mais de 500 atletas representantes de pelo menos 50 países.
Com patrocínio da Unimed São Roque, a seleção passará por um período de treinamentos no município, além de atividades culturais, de lazer e entretenimento, e embarcou em 25 de julho para Londres, de onde seguirão para Cardiff para disputa do evento.
O Futebol Social atua em parceria com dezenas de projetos comunitários que utilizam o futebol dentro de regiões carentes como ferramenta para transformação social. O projeto tem demonstrado anualmente todo seu potencial no que diz respeito à receptividade das comunidades e organizações, ao impacto reconhecidamente observado nos participantes e na atração de mídia. Em São Roque não foi diferente, a Unimed acompanhou a apresentação da seleção na quadra do bairro São Rafael, entregando brindes e desejando boas-vindas.
A seleção é formada pelos participantes que mais se destacaram no Circuito Futebol Social – considerando aspectos técnicos e sociais – e que terão uma oportunidade única de conhecer outro país, vestir a camisa de seu país e viver uma experiência única que seguramente transformará suas vidas. O Circuito Futebol Social 2019 teve a participação de mais de 100 equipes ligadas a projetos comunitários de todo o país, com a participação de mais de 2.000 pessoas.
"Temos a expectativa que os dias de treinamento em São Roque sejam bem produtivos. Vamos mesclar treinos físico, táticos e técnicos com outras atividades de integração, dado que temos pouco tempo antes da viagem e temos que aproveitar o entusiasmo deles para treinar com intensidade e, ao mesmo tempo, avançar na formação de um grupo unido, que é nosso objetivo principal", destaca Pupo Fernandes, treinador da seleção de futebol social.
A equipe é formada por 6 garotos e 2 garotas – sempre que não é possível participar com duas seleções, uma masculina e outra feminina, a decisão do
Futebol Social é formar um time misto, o que é permitido e incentivado pela organização do evento.
A seleção é formada pelos seguintes jogadores e jogadoras: Cauê Costa, Deiverson Pereira, Elias Júnior, João Amaral, Kelvin Ramos, Marcelo Martins, Nicolee dos Santos e Victória Evelyn.
Ações extra-campo - A ação da ONG Futebol Social não se restringe à definição dos jogadores que formam as seleções brasileiras para a Copa do Mundo. Em paralelo às competições esportivas, organizadas em arenas próprias, com regras específicas, árbitros capacitados e a infraestrutura necessária, são promovidas atividades como palestras, capacitações, além de ações culturais e de recreação.
Mais informações sobre o Futebol Social:
Site: http://www.futebolsocial.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/fsbrasil
Instagram: https://instagram.com/futebol.social
Youtube: https://youtube.com/futebolsocial
Vimeo: https://vimeo.com/futebolsocial
Flickr: https://flickr.com/futebol_social