Saiba qual o melhor batimento cardíaco para você

Ao contrário do que se imagina, a ginástica, para ser efetiva, não tem de deixar a pessoa com o coração na boca, ou cheia de dores musculares no dia seguinte.

Esses, aliás, são sinais de que os limites foram ultrapassados. O melhor indicador do limite do organismo é o ritmo dos batimentos cardíacos. Veja como tirar proveito máximo do exercício sem sobrecarregar o corpo:


Como determinar os limites?
 
Para não causar problemas e funcionar, a atividade física deve ser praticada com o coração trabalhando com 60% a 80% de sua freqüência máxima.
Freqüência cardíaca durante o exercício
 
Idade
 
Mínima
Máxima
220 -
x 0,6 e 0,8 =
 
     
         
Como avaliar seu nível de condicionamento físico?

O ideal é que você trabalhe mais tempo no limite de 80% de sua freqüência cardíaca máxima. Para verificar quanto você está em forma, conte seus batimentos um minuto após o término da ginástica e faça a conta.

Bat. após 1 min.
 
Bat. em repouso
   
-
=
   
   
         
Se o resultado for menor que 20% do número de batimentos
em repouso, isso é sinal de um bom condicionamento físico.

 

Esse teste não substitui uma avaliação médica pessoal.