Mais do que estar atenta à saúde e ao bem-estar das pessoas, a Unimed Araçatuba se preocupa com o futuro de algo essencial para todos: o meio ambiente. Por conta disso, a cooperativa médica tem, desde 2017, do setor de Gestão Eletrônica de Documentos (GED), que digitaliza os documentos físicos para agilizar os processos internos e fazer o descarte. Para o descarte a cooperativa, destina as folhas de papel reciclável utilizadas pelos colaboradores para a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis (Acrepom).
Nos últimos sete meses, o setor de GED da Singular doou mais de uma tonelada e oitocentos quilos de papel. A entrega do material é feita de forma solidária para a Acrepom, a fim de contribuir com uma sociedade mais consciente, justa e ambientalmente responsável.
"A Acrepom promove a venda do papel para uma empresa especializada, gerando a renda para mais de 30 famílias de catadores", comentou o assistente de processo de produção do GED, Rafael Pietrucci. Com isso, a Unimed Araçatuba reafirma o compromisso com o meio ambiente a partir da reciclagem e da reutilização de papel.
Práticas sustentáveis
A cooperativa médica também conta com coleta e separação de resíduos recicláveis, além do PEV (Posto de Entrega Voluntária) disponibilizado para os colaboradores e clientes.
"Esse posto recebe óleo de cozinha usado, CDs, pilhas e baterias que, posteriormente, são encaminhados para a doação e reciclagem", destacou o engenheiro de segurança do trabalho do SESMT da cooperativa, Alessandro Ferrari.