Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Araraquara-chama-atencao-para-o-Dia-Mundial-do-Autismo

Unimed Araraquara chama atenção para o Dia Mundial do Autismo

Recursos foram iluminados com a cor azul

23/04/2018 11:43 | Última Atualização 23/04/2018 11:43

​A Unimed Araraquara iluminou as fachadas dos seus serviços com a cor azul, representando o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A ação é alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2/4).

Pioneira na região, a operadora inovou ao oferecer para seus clientes diagnosticados com TEA um atendimento diferenciado, o Programa Especial Autismo (PEA). O programa ocorre desde agosto de 2017 e é realizado pelo Centro Unimed de Qualidade de Vida (Univida).

Para tal, o Univida baseou todo o seu programa nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA - Apllied Behavior Analysis), estratégia sistematizada com embasamento científico.

Todos os profissionais envolvidos no Programa Especial Autismo, estão altamente qualificados em suas áreas de atuação e receberam rigoroso treinamento sobre as estratégias e a aplicação da Análise do Comportamento Aplicada nos treinos para desenvolvimento de novas habilidades dos beneficiários inseridos no PEA.

Os atendimentos são realizados no Univida Araraquara, em estrutura física criada especialmente para o programa, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por analistas do comportamento, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos.

A coordenadora administrativa do Univida, Daniela Alcade, está otimista. "Nosso PEA está muito bem estruturado. Há uma demanda grande de novos casos, porém já é possível evidenciar resultados positivos no tratamento dos pacientes com TEA. Destacamos a importância do envolvimento da família e a escola para o melhor desenvolvimento e aquisição de habilidades dos pacientes", destacou.

As avaliações são realizadas pelos profissionais de forma individualizada e sistematizada no início do tratamento e são repetidas periodicamente.  O processo de avaliação contém o levantamento do histórico de vida (família, escola e pessoa com TEA), por meio de análises de habilidades de comunicação e sociais, conhecimento das barreiras para aprendizagem, independência e autonomia para realizar as atividades diárias, e só então poderá ser estabelecida a elaboração do Plano Educativo Individual (PEI), que será aplicado por três vertentes: Terapias, Família e Escola, definindo-se a quantidade de horas a serem realizadas por cada segmento.

No mês de março, a equipe do Univida reuniu em um primeiro encontro, os pais das crianças/adultos participantes do PEA. A ideia é proporcionar momentos de trocas de informações entre os pais e os profissionais e também os profissionais do programa. As reuniões acontecerão a cada 3 meses.

A psicóloga e analista do comportamento Daniela Perine explicou que a família tem extrema importância no desenvolvimento no caso do TEA. "Muitos familiares nos procuram com o intuito de aprender lidar com os filhos, seus comportamentos disruptivos e perguntando como auxiliar no ensino de novas habilidades. Com esses encontros conseguimos instruir os responsáveis e firmar a parceria com os familiares, esses que são fundamentais para o pleno desenvolvimento do beneficiário. Nosso intuito é que esses familiares estejam cada vez mais próximos de todo processo e que se sintam e se vejam como parte ativa no sucesso do tratamento", enfatizou.

Outras Notícias

 

 

Unimed Marília inaugura novo Pronto Atendimentohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-marília-inaugura-novo-pronto-atendimentoUnimed Marília inaugura novo Pronto Atendimento
Unimed Sorocaba reúne lideranças no projeto Parto Adequadohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-sorocaba-reune-liderancas-no-projeto-parto-adequadoUnimed Sorocaba reúne lideranças no projeto Parto Adequado
Unimed Araçatuba capacita colaboradores para situações de emergênciahttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-aracatuba-capacita-colaboradores-para-situacoes-de-emergenciaUnimed Araçatuba capacita colaboradores para situações de emergência
Unimed Bauru entra na Campanha Nacional de Combate ao AVChttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-bauru-entra-na-campanha-nacional-de-combate-ao-avcUnimed Bauru entra na Campanha Nacional de Combate ao AVC

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016