Desde 2014, está implantado no Hospital Unimed Araçatuba o Núcleo de Segurança do Paciente. O recurso é pioneiro na região no cumprimento da legislação da Anvisa, RDC nº36 de julho de 2013, servindo como referência para outros serviços. Este núcleo tem como objetivo estabelecer ações que aumentem a segurança do paciente. Os profissionais são capacitados nas normas, rotinas e protocolos da instituição, visando a segurança do cuidado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou Dia Mundial de Segurança do Paciente, estabelecido pelos estados-membros na 72ª Assembleia Mundial de Saúde. Esta data se faz necessária para que todos conheçam a importância de reduzir os erros e os riscos para pacientes no cuidado de saúde. 134 milhões de eventos adversos no cuidado de saúde ocorrem a cada ano, devido a cuidados inseguros em hospitais em países de baixa e média renda.
Os pacientes e cuidadores são orientados pelo Núcleo d e Segurança do Paciente, que promove semanalmente encontros com acompanhantes nos temas voltados para o cuidado seguro e disponibiliza vídeos explicativos. Nos quartos, há um quadro de comunicação que informa quem está cuidando do paciente, os riscos identificados pela equipe e os cuidados que irá receber.
Para Ayako Sueta, enfermeira da Qualidade e responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Unimed Araçatuba, esta ação da OMS se faz necessária para fortalecer a cultura de segurança junto à todos os profissionais de saúde e a comunidade. "Abraçamos esta causa junto à OMS porque o nosso foco é o cuidado centrado no paciente", finalizou Sueta.