Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Araraquara-promove-palestra-sobre-autismo-

Unimed Araraquara promove palestra sobre autismo

Iniciativa ressalta a importância do diagnóstico precoce

24/04/2017 16:31 | Última Atualização 24/04/2017 16:31

A palestra promovida pela Unimed Araraquara sobre o autismo, no dia 6/4, reuniu cerca de 100 participantes no auditório da Casa do Médico, dentre profissionais de saúde da cooperativa e da rede municipal, entidades, pais e estudantes.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi celebrado em 2 de abril. Para ressaltar a importância da data, a Unimed Araraquara iluminou alguns de seus prédios com luzes azuis, cor símbolo do distúrbio por ser mais incidente em meninos e, também, divulgou informações sobre a data em rádios da cidade.

Palestra

O evento teve abertura da presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), Karina Maia. A palestra foi ministrada pela médica pediatra Lilian Nakachima Yamada. Com um filho autista, Lilian falou ao público como profissional e mãe, sempre pautada em estudos científicos e protocolos. O rigor técnico, no entanto, não impediu que a médica usasse todo o tempo de uma linguagem didática, facilitando o entendimento do público.

O objetivo do evento não foi apenas levar informação, mas também melhorar a abordagem dos profissionais com os pais. Lilian trouxe ainda esclarecimentos sobre o autismo, chamado oficialmente de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O termo espectro remete aos vários graus que podem ocorrer.

A pediatra contou que o autismo começou a ser estudado na década de 1940 e que, na época, chegou a ser atribuído à falta de afeto das mães, o que motivou muitas separações dos filhos de suas famílias. Hoje se sabe que o autismo não está ligado ao comportamento dos pais, e os estudos sobre o assunto têm aumentado.

Lilian terminou sua apresentação ressaltando a importância do diagnóstico precoce, pois possibilita aos autistas maiores chances de desenvolvimento motor, cognitivo e social.

Outras Notícias

 

 

Unimed Bauru doa quase mil brinquedos para crianças carenteshttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-bauru-doa-quase-mil-brinquedos-para-criancas-carentesUnimed Bauru doa quase mil brinquedos para crianças carentes
Você já se vacinou contra o sarampo?http://www.unimedfesp.coop.br/você-ja-se-vacinou-contra-o-sarampoVocê já se vacinou contra o sarampo?
Natal solidário da Unimed Catanduva doa itens para instituição http://www.unimedfesp.coop.br/unimed-catanduva-promove-natal-solidarioNatal solidário da Unimed Catanduva doa itens para instituição
IV Corrida Unimed Botucatu reúne mais de 500 atletas http://www.unimedfesp.coop.br/iv-corrida-unimed-botucatu-reune-mais-de-500-atletasIV Corrida Unimed Botucatu reúne mais de 500 atletas

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016