Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Catanduva-ressalta-a-importancia-de-dormir-bem

Unimed Catanduva ressalta a importância de dormir bem

Má qualidade do sono afeta organismo e hormônios

21/08/2017 15:45 | Última Atualização 21/08/2017 15:46

Se a pessoa ficar muito tempo sem dormir, cria uma desregulação total de hormônios. Tanto o hormônio de crescimento, quanto a melatonina (hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e que induz o sono). De acordo com o pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Dr. Ricardo Delduque, cooperado da Unimed Catanduva, essas substâncias são importantes para a reabilitação física e mental da criança e do adolescente.

"Existe uma escala gradual do sono, quando nascemos chega-se a dormir 16 horas, chamado sono polifásico, em que o recém-nascido dorme e acorda em alguns intervalos. Com o envelhecimento, esse tempo de sono é reduzido, chegando após adolescência, em torno de sete a oito horas, que é próximo a quantidade de horas de sono recomendada à necessidade de um adulto", explicou.

De acordo com o especialista, o adolescente tem necessidade de dormir de oito a dez horas. "O horário de início do sono (por volta das 22 horas) é o mais importante, porque é responsável pela liberação dos hormônios (crescimento e a melatonina) ", destacou.

O médico explicou que após o período de férias escolar, o estudante pode demorar até um mês para regularizar o horário de sono, que tende a ficar desregulado por conta de o aluno ficar mais tempo acordado do que o seu habitual. "O adolescente fica com irritabilidade, com agressividade, mau humor, problemas digestivos e dor de cabeça frequente", pontuou.

O ideal é de que a pessoa inicie o sono no período de três a quatro horas após o pôr do sol.  Por exemplo, entre 22 horas a 22h30, no caso do adolescente, que não consegue ir para cama tão cedo quando estiver em período de férias, é necessário limitar o horário para no máximo 23h30 e acordar uma hora e meia mais tarde do que o período habitual de aula, com isso a desregulação é reduzida, assim como a alteração hormonal.

O sono é vital para o organismo. Há estudos que comprovam que se uma pessoa ficar sem dormir pelo menos uma semana, pode morrer. Morre por alguma infecção, por doença cardíaca, ou até doença neurológica. "Todos devem passar um terço da vida dormindo, e é preciso respeitar este período", destacou o especialista.

Insônia

A insônia é uma doença e pode ser classificada como insônia primária, quando não tem uma causa específica, relacionada na parte de ajustamento do sono ou a dependência da mãe no começo da infância ou até por maus hábitos, como a pessoa que fica e vídeos games ou computador fora de hora. É considerada insônia secundária, quando se tem uma causa como, por exemplo, uma criança ansiosa, deprimida, ou com transtorno de déficit de atenção ou retardamento mental.

Tratamento

A insônia pode ser tratada por meio de acompanhamento psicológico e alguns casos com uso de medicamentos. A absorção de chás, como camomila, erva cidreira, podem ajudar no ciclo do sono. Por outro lado, evite o consumo de estimulantes, como chá mate, café e refrigerantes.

Outras Notícias

 

 

Unimed Piracicaba lança Ônibus da Saúde http://www.unimedfesp.coop.br/unimed-piracicaba-lanca-onibus-da-saudeUnimed Piracicaba lança Ônibus da Saúde
Unimed Jaboticabal realiza 6ª Semana Interna de Prevenção de Acidenteshttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-jaboticabal-realiza-6-semana-interna-de-prevencao-de-acidentesUnimed Jaboticabal realiza 6ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes
Unimed Araraquara promove palestra informativa na Brasilux Tintashttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-araraquara-promove-palestra-informativa-na-brasilux-tintasUnimed Araraquara promove palestra informativa na Brasilux Tintas
Unimed Campinas e Postal Saúde firmam convênio de reciprocidade de redehttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-campinas-e-postal-saude-firmam-convenio-de-reciprocidade-de-redeUnimed Campinas e Postal Saúde firmam convênio de reciprocidade de rede

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016