Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Centro-Oeste-Paulista-divulga-resultado-da-enquete-de-agosto

Unimed Centro-Oeste Paulista divulga resultado da enquete de agosto

Culinária e viagens são os temas mais acessados no portal

29/09/2016 11:14 | Última Atualização 29/09/2016 11:14

Em agosto, a Unimed Centro-Oeste Paulista disponibilizou uma enquete com o objetivo de produzir um conteúdo especial aos usuários do portal. Isso porque, como antecipado na pergunta da enquete, a cooperativa completou 20 anos de atuação, e uma forma de comemorar é agradar as pessoas que fazem parte dessa história.

 Muitas pessoas não sabem, mas existem diversos nutrientes presentes, justamente, nas partes que são descartadas dos alimentos, como nos talos, nas folhas, nas cascas e até mesmo nas sementes, entre outros. Isso impacta em vários problemas no dia a dia, sendo que, o mais grave deles é o acúmulo de lixo orgânico, já que de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil é classificado como o "país do desperdício", ou seja, há a estimativa de que cerca de 30% dos alimentos produzidos são jogados no lixo.

 Outro exemplo desse mau aproveitamento é a forma de consumo da banana. Segundo informações da Sabesp, a fruta pesa por volta de 120g e são necessários 60 litros de água para produzi-la. Ou seja, ao jogar a casca da banana no lixo, 24 litros de água são desperdiçados, o que equivale a 3 minutos de banho, 2 descargas ou lavar o rosto 2 vezes durante o dia. 

 Portanto, existem motivos de sobra para usufruir dessa nova maneira de cozinhar na sua rotina. Mas é importante salientar que para reutilizar as sobras dos alimentos, é necessário mantê-los em embalagens e refrigeração adequadas.

 Diferentes e deliciosas

 Confira duas receitas elaboradas pelo SESI/SP. Uma é de "Farofa Rica", que rende 12 porções e leva apenas 30 minutos para ser preparada. Já a outra é de "Bolinho de Arroz Assado", com 40 unidades e 75 minutos de preparo.

 

Farofa Rica

 Ingredientes:

1 xícaras (chá) de casca de chuchu

2 unidades de casca de banana nanica

½ xícara (chá) de talos diversos

2 colheres (sopa) de cebola picada

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de bacon

Colorau a gosto

Sal a gosto

2 xícaras (chá) de farinha de mandioca

Modo de preparo:

Lave bem as cascas de chuchu e de banana e os talos de verduras em água corrente. Pique-os e reserve. Em uma panela, frite o bacon, refogue a cebola e o alho, acrescente os talos, as cascas e refogue um pouco mais. Junte os demais ingredientes, acrescentando a farinha de mandioca por último. Misture bem para a farinha incorporar o refogado e os temperos.

Dica: podem-se utilizar talos de verduras como agrião, espinafre, salsa, etc. O resíduo do abacaxi também é uma ótima opção para enriquecê-la.

 

Bolinho de Arroz Assado

 Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz cozido

2 ovos

1 xícara (chá) de leite desnatado

1 xícara (chá) de talos diversos (couve, brócolis, salsa, entre outros)

1 xícara (chá) de aveia em flocos finos

1 colher (sopa) de fermento em pó

½ xícara (chá) de cenoura com casca ralada

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

2 dentes de alho amassados

Cheiro verde a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo:              

Bata no liquidificador o arroz, os ovos e o leite até formar uma massa consistente. Despeje a mistura em um recipiente e adicione os demais ingredientes. Misture bem, depois faça pequenos bolinhos com as mãos umedecidas, coloque-os numa forma ou refratário untados com óleo ou margarina e leve ao forno preaquecido para assar.

Dica: rico em carboidratos, o arroz é uma excelente fonte de energia para o funcionamento do nosso corpo. Essa receita é uma boa alternativa para serem utilizadas as sobras de arroz em uma preparação assada e não frita.

Gostou? Acesse a página inicial do portal, responda a enquete de setembro e aguarde para a matéria do próximo mês!

Referências: SESI/SP, Banco de Alimentos e BRF Food Services.

Outras Notícias

 

 

Prevenção contra fraudeshttp://www.unimedfesp.coop.br/prevencao-contra-fraudesPrevenção contra fraudes
Fesp disponibiliza o Manual da Mamãe Saudável http://www.unimedfesp.coop.br/fesp-disponibiliza-o-manual-da-mamae-saudavelFesp disponibiliza o Manual da Mamãe Saudável
Unimed Catanduva promove Dia do Cooperativismohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-catanduva-promove-dia-do-cooperativismoUnimed Catanduva promove Dia do Cooperativismo
Unimed Araraquara faz Semana Serviço de Controle de Infecção Hospitalarhttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-araraquara-realizou-semana-do-servico-de-controle-de-infeccao-hospitalarUnimed Araraquara faz Semana Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016