O dia 26 de junho é lembrado como o Dia Nacional do Diabetes, uma doença que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) atinge 1 em cada 11 pessoas no mundo. E esse número só cresce.
Segundo o Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016 houve um aumento de 60% no diagnóstico da doença no Brasil e já alcança 8,9% da população. Porém, o maior desafio no momento, é que 50% dos diabéticos desconhecem o diagnóstico por falta de controle glicêmico.
O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. A doença caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
O tratamento correto do diabetes envolve manter uma vida saudável, evitando as altas taxas de açúcar no sangue que podem causar sérios danos. Pacientes com histórico familiar de diabetes devem fazer acompanhamento médico com frequência para realizar exames de controle, além de manter o peso ideal, não fumar, controlar a pressão arterial e praticar atividades físicas regulares.
Palestra "Pés Diabéticos"
Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida. A polineuropatia diabética (PND), uma complicação que afeta 50% dos pacientes, é o fator causal mais importante para as úlceras nos pés dos pacientes diabéticos, que precedem 85% das amputações.
E esse é o tema escolhido pela Unimed Franca para conscientizar a população sobre o Dia Nacional do Diabetes. Numa palestra gratuita e aberta ao público, a Dra. Aniette Renom Espineira, médica endocrinologista e metabologista, falará sobre o diabetes e, especificamente, sobre os principais fatores de risco, os sintomas e os cuidados daqueles que sofrem com pés diabéticos.
A palestra acontece no dia 27 de junho, às 19 horas, no anfiteatro do São Joaquim Hospital e Maternidade (acesso pela Rua Antônio Torres Penedo, 242), no Bairro São Joaquim, em Franca/SP.
São 85 lugares disponíveis e as inscrições podem ser feitas através do site www.unimedfranca.com.br/pes-diabeticos.