Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Guarulhos-participa-do-curso-Ciencia-da-Melhoria-na-Pratica

Unimed Guarulhos participa do curso Ciência da Melhoria na Prática

Aulas foram realizada na sede da Unimed do Brasil

26/07/2016 12:01 | Última Atualização 26/07/2016 12:01

A formação da segunda turma do curso Ciência da Melhoria da Prática, realizada no dia 14 de julho, na sede da Unimed do Brasil, em São Paulo, graduou 52 alunos de 17 cooperativas, sendo 15 delas do sistema Unimed e duas da UniOdonto. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Unimed do Brasil também tiveram seus representantes entre os formandos.

Para esta turma, alunos que se destacaram na edição anterior atuaram como monitores, e entre estes, a Unimed Guarulhos foi representada por Andrea Gushken, médica cooperada e assessora médica em projetos de melhoria no Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPS), Controle e Custos e integrante do Comitê de Melhoria Contínua (Comecon), e por Mônica Pádua, enfermeira e coordenadora da Medicina Preventiva/NAPS. Em 2014, elas estiverem presentes, como alunas, na primeira edição do curso, apresentando o projeto de "Melhoria do Cuidado aos Portadores de Diabetes Mellitus".

Para a Dra. Andrea Gushken, ser monitora do curso foi uma grande oportunidade. "As orientações eram feitas durante o curso presencial e também semanalmente por meio de reuniões virtuais. Foi uma grande oportunidade de firmar os conceitos aprendidos na primeira edição do curso. Talvez eu tenha aprendido muito mais do que ensinado. Foi uma experiência fantástica", comentou.

Além disso, a médica cooperada destacou a metodologia do curso como fabulosa. "Engaja as equipes, melhora os processos de trabalho, muda modelos mentais, redesenha sistemas, e todo o conhecimento é compartilhado".

A enfermeira Mônica também comemorou ter participado do curso. "Ser monitora foi uma honra, pois tive a oportunidade de compartilhar com os colegas novos aprendizados, além de aprimorar os conhecimentos da metodologia, que nos faz acreditar que é possível alcançar grandes resultados por meio da ciência da melhoria".

O trabalho de monitora consistiu em acompanhar três equipes, onde cada uma delas desenvolvia um projeto. Além disso, existiam reuniões periódicas com os professores organizadores do curso, Dr. Paulo Borem e Ademir Petenate.

A Unimed Guarulhos também participou do curso com o Projeto de Transição Segura do Cuidado, com o intuito de captar pacientes do pronto socorro elegíveis e familiares para adesão ao serviço de atenção primária. Esta iniciativa contou com os trabalhos de Rosana Sozback Viana, assistente social e Luciana Cristina Tristão do Nascimento, enfermeira da família, ambas do NAPS.

Oferecido pela Unimed do Brasil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de São Paulo (Sescoop/SP), o curso "Ciência da Melhoria da Prática" apresentou metodologias aplicadas pelo renomado Institute for Healthcare Improvement (IHI), que visam desenvolver projetos de aplicação imediata, buscando novas formas de gestão em saúde. A segunda edição teve início em outubro de 2015.


Sobre o NAPS

Desde 2012, a Unimed Guarulhos investe no modelo de cuidados baseado na Atenção Primária à Saúde, tendo seus profissionais convidados para palestrar em importantes congressos da área nos Estados Unidos e Suécia.

No NAPS, o cliente é atendido por médicos com formação em Medicina de Família e Comunidade, especialidade médica que existe no Brasil há mais de 40 anos e se dedica a entender o paciente como um todo, agregando todos os aspectos da vida da pessoa (biológicos, psicológicos e sociais) e não apenas focada em um segmento do corpo.

O Médico de Família e Comunidade, que atua como médico de APS, atende a todas as pessoas da fa­mília, independente de idade ou sexo. No NAPS, os pacientes são acompanhados por toda a vida, desde o pré-natal, a puericultura (crescimento da criança), adolescência, idade adulta e terceira idade, em todas as queixas. Mesmo que sejam encaminhadas a outro especialista ou a outro ser­viço, nunca deixam de ser acompanhadas pelo médico pessoal.

Outras Notícias

 

 

Unimed Catanduva sorteia iPhone 7 e outros prêmios para beneficiárioshttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-catanduva-sorteia-iphone-7-e-outros-premios-para-beneficiariosUnimed Catanduva sorteia iPhone 7 e outros prêmios para beneficiários
Coral Unicanto se apresenta na programação de Natal "Botucatu Luz"http://www.unimedfesp.coop.br/coral-unicanto-se-apresenta-na-programacao-botucatu-luzCoral Unicanto se apresenta na programação de Natal "Botucatu Luz"
Unimed Andradina participa de palestra na Usina Viralcoolhttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-andradina-participa-de-palestra-na-usina-viralcoolUnimed Andradina participa de palestra na Usina Viralcool
Unimed Araraquara promove palestra informativa na Brasilux Tintashttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-araraquara-promove-palestra-informativa-na-brasilux-tintasUnimed Araraquara promove palestra informativa na Brasilux Tintas

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016