Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Itapetininga-celebra-resultados-da-1fase-do-Projeto-Parto-Adequado-

Unimed Itapetininga celebra resultados da 1fase do Projeto Parto Adequado

Singular participa do de evento do Hospital Albert Eistein

03/01/2017 09:18 | Última Atualização 03/01/2017 09:19

A Unimed Itapetininga esteve presente na 5ª Sessão de Aprendizagem Presencial – SAP no Hospital Israelita Albert Einstein, dia 17 de novembro em São Paulo, para celebrar o fim das atividades da primeira fase do Projeto Parto Adequado (PPA), que visa identificar modelos inovadores de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na Saúde Suplementar.

No encontro para o compartilhamento de avanços e lições aprendidas pelas equipes dos hospitais seguidores, a Unimed Itapetininga foi homenageada com dois certificados: um de participação do Projeto Parto Adequado e outro por ter atingido a meta de 40% de partos vaginais, no Hospital Dr. José Silva Dantas Filho.

A cooperativa de Itapetininga é seguidora do projeto desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o IHI - Institute for Healthcare Improvement, com o apoio do Ministério da Saúde, e, desde 2013, fez parte do grupo piloto, tendo participado de todas as estratégias adotadas.

Durante a implantação, criou o próprio Projeto Nascer e investiu vigorosamente em adequações na estrutura física do Hospital, em treinamentos e formação de recursos humanos. Foram contratadas enfermeiras obstetras, médicos obstetras e pediatras passaram a fazer plantões in loco no hospital, e não mais à distância.

A cooperativa implantou o cartão da gestante – partograma; proporcionou o acesso aos percentuais de partos normais e cesáreas; passou a realizar a entrevista para assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido obrigatório para cirurgias cesáreas, além do fornecimento da nota de orientação à gestante.

O resultado de todo o empenho da Unimed Itapetininga foi notado no aumento substancial de partos vaginais, que antes do projeto havia meses que chegava a zero. Com Projeto Nascer atingiu a meta do PPA e passou a representar 40% dos partos.

Outro indicador expressivo, está na utilização da UTI Neonatal que caiu mais de 90% na Unimed Itapetininga. Dessa forma, o principal objetivo do projeto, que é oferecer mais atenção ao parto e à qualidade de vida da gestante e do bebê, está sendo alcançado, graças às ações que promovem a conscientização dos agentes envolvidos na mudança do modelo de nascimento.

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar, com o projeto, os partos vaginais cresceram 76% e, em 18 meses, dez mil cesáreas sem indicação clínica foram evitadas. Sucesso que motivou expansão da iniciativa e fará com que a segunda fase seja ampliada para mais 150 hospitais de todo o país.

As medidas implementadas pelo grupo de hospitais, como o Hospital Dr. José Silva Dantas Filho, da Unimed Itapetininga, fizeram com que aumentasse significativamente a taxa de partos vaginais e promovessem melhorias importantes em indicadores de saúde das gestantes e recém-nascidos assistidos.

"Chegamos ao fim do projeto-piloto extremamente satisfeitos com os resultados alcançados. Nunca houve um sucesso tão grande em medidas para reduzir cesáreas", comemorou a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira.

"O Projeto Parto Adequado é um movimento de líderes brasileiros que estão profundamente comprometidos com o bem-estar de mães e recém-nascidos. Mantendo sempre os pacientes no centro da tomada de decisões, eles estão utilizando métodos de melhoria para transformar uma realidade de longa data com impacto em milhares de vidas para atingir um melhor presente, procurando abordar simultaneamente os três lados do Triple Aim – melhor experiência do cuidado, melhor saúde populacional e custos sustentáveis. Admiramos profundamente todos os i​ndivíduos e as instituições participantes do projeto por terem ousado desafiar uma norma e por terem começado a moldar um futuro onde suas experiências mostraram aos outros o que é possível", destacou Pedro Delgado, diretor-executivo e coordenador regional do IHI na América Latina e Europa.

As mudanças fizeram aumentar de forma segura o percentual de partos vaginais, com confiança e proporcionando um atendimento de mais qualidade às gestantes. Não apenas conseguiu evitar cesáreas desnecessárias, mas promoveu uma mudança cultural. Conquista nobre do Parto Adequado com a grande participação da Unimed Itapetininga, case de sucesso entre os participantes.

Outras Notícias

 

 

Unimed Araçatuba realiza ação no Dia do Clientehttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-aracatuba-realiza-acao-no-dia-do-cliente1Unimed Araçatuba realiza ação no Dia do Cliente
Carateca patrocinado pela Unimed Presidente Prudente é vice-campeãohttp://www.unimedfesp.coop.br/carateca-patrocinado-pela-unimed-presidente-prudente-conquista-vice-campeonato-pan-americanoCarateca patrocinado pela Unimed Presidente Prudente é vice-campeão
Hospital da Unimed Catanduva promove visita no Dia do Cliente http://www.unimedfesp.coop.br/hospital-da-unimed-catanduva-promove-visita-no-dia-do-clienteHospital da Unimed Catanduva promove visita no Dia do Cliente
Evento patrocinado pela Unimed Bauru abordará cuidados paliativoshttp://www.unimedfesp.coop.br/evento-patrocinado-pela-unimed-bauru-abordara-a-experiencia-do-fim-da-vidaEvento patrocinado pela Unimed Bauru abordará cuidados paliativos

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

UNIMED AWARDS

Unimed Fesp 2016