A Unimed Itapetininga realizou, no dia 6/9, uma roda de conversa com pacientes da Oncologia, com palestra sobre "Alimentos Funcionais". A iniciativa foi ministrada pela nutricionista hospitalar Amanda Nunes. Juntamente com os pacientes, participaram da ação familiares e a equipe multidisciplinar. Com o objetivo de criar um espaço de diálogo no qual os participantes possam se expressar, sanar dúvidas e compartilhar vivências, o evento acontecerá todos os meses, com temas diferentes.
"A busca é por acolher, apoiar, promover a conscientização, ressaltar os cuidados e criar esse espaço de diálogo, tanto entre os pacientes, como entre os pacientes e a equipe multidisciplinar. Foi muito legal ver a interação entre eles, eles gostaram e foi produtivo", contou Ana Claudia Vadenar de Medeiros, enfermeira do setor de Oncologia da Singular.
A alimentação adequada para o paciente oncológico é fundamental para melhor enfrentamento da doença durante o tratamento, principalmente porque a medicação utilizada pode causar falta de apetite, má absorção de alguns nutrientes e enjoos. Depois da palestra, os participantes tiraram dúvidas, contaram experiências e compartilharam conhecimentos. Muitas dúvidas sobre o que podem e não podem comer foram sanadas. Ao final, um coffe break foi servido.
A roda de conversa com pacientes da oncologia já acontecia anteriormente na Unimed Itapetininga e agora voltou a ser realizada, com o foco em uma reunião por mês com temas variados.