Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Presidente-Prudente-faz-acao-no-Dia-Nacional-de-Combate-ao-Tabaco

Unimed Presidente Prudente faz ação no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Evento contou com apoio da Uniodonto

05/09/2018 10:27 | Última Atualização 05/09/2018 10:27

A Unimed Prudente realizou em 29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo - a ação de conscientização: "O Cigarro Incomoda". O evento contou com a esquete teatral e a distribuição da cartilha "Viver Bem sobre o Tabagismo", com a presença da unidade móvel da Uniodonto que atendeu a população com exames e diagnósticos de câncer bucal.

"O objetivo da ação é orientar a população sobre os malefícios do tabaco e, também, chamar a atenção especialmente dos fumantes, sobre o quanto o cigarro incomoda. Hoje, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora, devido às doenças causadas pelo tabagismo ativo e outras 7 pessoas, devido às doenças provocadas pelo tabagismo passivo", disse o pneumologista, Paulo Mazaro.

Segundo o médico, é preciso despertar a consciência, enfatizando que a atitude e o vício afetam outras pessoas que convivem com os fumantes, inclusive nos espaços coletivos.

Mazaro, elenca alguns fatores que podem motivar as pessoas a pararem de fumar. "Os fumantes pensam sim em parar de fumar, mas sempre protelam a iniciativa. É importante lembrar que deixar o cigarro faz bem à família, além de melhorar a respiração e proporcionar mais disposição para atividades físicas. Sem contar os benefícios na aparência, eliminando mau hálito, a cor amarelada dos dentes, deixando a pele mais saudável", disse.

O aposentado Walter Cordeiro dos Santos, 83 anos, começou a fumar na adolescência. "Naquela época não sabia dos riscos do cigarro. Cheguei a fumar quatro maços por dia e hoje fumo um maço por dia e não consigo parar", explicou.

Para deixar o vício existem duas formas: imediatamente ou gradualmente. Especialistas acreditam que o método mais adequado é a parada imediata, na qual você estipula a data e, a partir daí, não coloca mais um cigarro na boca. "Isso, porque com a parada gradual, o indivíduo pode se acostumar com a redução do cigarro e acabar adiando o abandono do vício", alertou o médico.

A Unimed Presidente Prudente disponibiliza um serviço gratuito exclusivo para os beneficiários. É o Programa "Pare de Fumar", que faz parte da Medicina Preventiva. O Programa oferece avaliação e acompanhamento de psicólogo e médico se necessário.

A promotora de cultura da Uniodonto que atuou no evento, Mariane Cristina Pivotto, destacou que detectar o diagnóstico precoce de uma lesão é fundamental para a cura da doença. "A Uniodonto preocupada com os perigos do tabaco, abraçou a causa em parceria coma Unimed e conseguimos levar informação e orientação sobre os perigos do cigarro para a população Prudentina", explicou Pivotto.


Profissionais da Medicina Preventiva distribuíram cartilhas e orientaram a população

São ao menos 50 doenças relacionadas ao tabagismo. "Vários tipos de câncer, como de pulmão, laringe, estômago. Também tem relação direta com doenças do aparelho respiratório e, também, pode causar impotência sexual o homem, problemas de infertilidade na mulher e complicações na gravidez", pontuou o pneumologista.

Mais informações sobre o programa Pare de Fumar da Medicina Preventiva acesse o site da Unimed Presidente Prudente: www.unimedprudente.com.br e inscreva-se para participar.

Outras Notícias

 

 

Câmara homenageia Unimed Santos pelos 50 anos de fundaçãohttp://www.unimedfesp.coop.br/camara-homenageia-unimed-santos-pelos-50-anos-de-fundacaoCâmara homenageia Unimed Santos pelos 50 anos de fundação
Programa da Unimed Catanduva incentiva mudança de hábitos alimentareshttp://www.unimedfesp.coop.br/programa-da-unimed-catanduva-incentiva-mudanca-de-habitos-alimentaresPrograma da Unimed Catanduva incentiva mudança de hábitos alimentares
Colaboradores da Unimed Pindamonhangaba realizam Gincana Solidária http://www.unimedfesp.coop.br/colaboradores-da-unimed-pindamonhangaba-realizam-gincana-solidariaColaboradores da Unimed Pindamonhangaba realizam Gincana Solidária
Hospital Unimed Araçatuba confecciona almofadas para pacienteshttp://www.unimedfesp.coop.br/hospital-unimed-aracatuba-confecciona-almofadas-para-pacientesHospital Unimed Araçatuba confecciona almofadas para pacientes

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016