No dia 20 de dezembro, a gerente do Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) da Unimed do Brasil, Maike Mohr, esteve na Unimed Salto/Itu em um encontro especial de sensibilização sobre o Jeito de Cuidar, uma filosofia que muitas Unimeds de todo o Brasil estão implantando para aprimorar seus serviços. Também participou do encontro a gerente de Desenvolvimento Humano, Karen Aoki, da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp).
Os conselheiros, dirigentes e membros do NDH da Singular tiveram acesso a uma recente pesquisa de mercado realizada pelo sistema Unimed, que mostra dados alarmantes sobre a queda do número de beneficiários nos últimos anos. Em 2015, o sistema Unimed tinha 18,8 milhões de beneficiários, e em 2017 esse número caiu para 17,4 milhões. Mohr também apresentou dados sobre os níveis de satisfação dos beneficiários Unimed, cujos índices caíram de 86% em 2006 para 75% de satisfação em 2017.
Segundo gerente da confederação, os dados mostram que o Jeito de Cuidar é essencial para a sobrevivência das cooperativas, pois o beneficiário Unimed precisa sentir o cuidado que a marca vende, para que isso proporcione encantamento, fidelização do cliente e, também, o crescimento de mercado. Ela e Karen Aoki mostraram cases de outras Unimeds, e ações simples e de baixo investimento que podem ser realizadas e que geram um retorno muito positivo entre os beneficiários, melhorando sua percepção e satisfação com a Unimed.
Não é um projeto, é uma filosofia
Durante a sua apresentação, Maike Mohr ressaltou um aspecto muito importante do Jeito de Cuidar: ele não é um projeto nem um programa, mas uma filosofia que deve estar difundida em todos os setores da empresa, no comportamento e nas atividades de cada colaborador e médico. Ela explicou que a atuação de todos os colaboradores e médicos deve ser orientada pelo cuidado e atenção ao beneficiário.