Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Salto-Itu-ressalta-a-importancia-de-conhecer-o-tipo-sanguineo

Unimed Salto Itu ressalta a importância de conhecer o tipo sanguíneo

Biomédica explica como realizar o procedimento

19/06/2019 10:20 | Última Atualização 19/06/2019 10:20

​Você já ouviu falar em tipagem sanguínea? Sabia que existem grupos sanguíneos e que eles podem ser compatíveis ou não? A biomédica da Unimed Salto/Itu, Fernanda Rangel explica a importância de conhecer seu tipo sanguíneo.

De acordo com a especialista, o sangue do ser humano é classificado em grupos como o A, B, AB e O, subdividido em fator Rh, este sendo positivo ou negativo.  A origem do sangue de cada pessoa vai variar a depender da combinação genética dos pais. Neste cenário, é muito importante saber em qual grupo você se encaixa e qual o seu fator Rh. Vamos descobrir o motivo?

Fernanda explica ainda que "você precisa conhecer seu tipo sanguíneo, pois, se futuramente vier a precisar de um atendimento médico é possível antecipar a informação que chegará ao banco de sangue. Outro detalhe é que esta é uma ação de bondade e altruísmo, pois você conhecendo seu sangue, poderá escolher para quem doar, de repente, um familiar ou amigo". 

Salve vidas!

Fernanda explica também que uma doação ajuda de 3 a 4 pessoas porque a bolsa de sangue é separada em hemácias, plaquetas e plasma. Esses hemocomponentes são destinados a pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos, sofreram acidentes e perderam sangue, estão com doenças relacionadas ao sangue, em processo de quimioterapia, dentre outras ocasiões. 

Estoque de sangue do banco de doação

Fatores negativos são mais raros e mais compatíveis com os outros grupos sanguíneos. Por isto, o banco de sangue prefere utilizar o sangue baseado na necessidade do receptor. 

Por exemplo, o paciente que precisa de sangue AB, receberá sangue AB. Ele pode receber O- mas em últimos casos. Por isto, ter o estoque de todos os grupos sanguíneos é muito importante para um banco de sangue. E, você pode ser o responsável por isto! 

O serviço de tipagem sanguínea na Unimed Salto/Itu é realizado por meio de prescrição médica. Não é necessário jejum e nenhum preparo específico. 

Segundo Fernanda, é um procedimento bem rápido: "Tiramos apenas um frasquinho de sangue. Em quatro dias, a pessoa já descobre seu tipo sanguíneo e fator Rh". O exame de tipagem sanguínea é feito por meio de prescrição médica. Com a prescrição é só se dirigir a uma das unidades do Unilab e fazer o exame. 

Confira os locais e horários onde o exame pode ser realizado: 

Unidade Itu

Rua Santa Rita, 1430 Centro

Telefone: 4013-9595 ramal 9533


Unidade Salto

Rua Rio Branco, 1130

Telefone: 4602-8810


Horário de funcionamento de ambas unidades

Segunda à sexta das 6h às 16h

Sábados das 7h às 11h.

Outras Notícias

 

 

36º Suesp: um show de inovação!http://www.unimedfesp.coop.br/36-suesp-um-show-de-inovacao36º Suesp: um show de inovação!
Campanha do Agasalho Unimed Bauru arrecadou mais de 1,5 mil peças http://www.unimedfesp.coop.br/campanha-do-agasalho-unimed-bauru-arrecadou-mais-de-15-mil-pecasCampanha do Agasalho Unimed Bauru arrecadou mais de 1,5 mil peças
Presidente da Unimed Salto/Itu compartilha experiência da AIS http://www.unimedfesp.coop.br/presidente-da-unimed-salto-itu-compartilha-experiencia-da-ais-com-leste-paulistaPresidente da Unimed Salto/Itu compartilha experiência da AIS
Hospital Unimed Araraquara faz treinamento para uso de bisturi elétricohttp://www.unimedfesp.coop.br/hospital-da-unimed-araraquara-faz-treinamento-para-uso-de-bisturi-eletricoHospital Unimed Araraquara faz treinamento para uso de bisturi elétrico

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016