A Unimed Santos concretiza mais um avanço para continuar crescendo com segurança e solidez. A pioneira do cooperativismo médico inaugurou no dia 22 de janeiro a maior obra em seus 53 anos de história: um Centro Médico, com 12 mil m² de área construída, equipado com o que há de mais moderno em diagnóstico e tratamento.
O investimento de 70 milhões se traduz em edificação de oito andares, mais o subsolo, que permite à Cooperativa ampliar serviços e oferecer novas soluções. A arquitetura contemporânea e a fachada clean, com detalhe em pele de vidro, são as primeiras evidências da qualidade e da modernidade das instalações.
“Tornamos realidade o desejo de oferecer espaço de primeiro mundo para cuidados com a saúde. Estamos inaugurando uma nova fase, ainda melhor, no Jeito de Cuidar Unimed”, comemora o presidente da Cooperativa, Claudino Guerra Zenaide. “É um serviço de excelência, moderno e inovador, que simboliza a trajetória ascendente da Unimed Santos”, completa.
O ato de inauguração foi restrito a poucos convidados, devido ao momento de pandemia.
SERVIÇOS
Para o novo endereço, na Rua Paraná, 191 - Vila Mathias, a Unimed Santos está transferindo um dos seus mais importantes serviços, o Pronto Atendimento 24 Horas de Santos. A nova estrutura contempla nove consultórios médicos, com infraestrutura complementar, que inclui posto de coleta, sala de inalação, farmácia satélite, sala de emergência, soroterapia e isolamento, entre outros recursos. Os repousos estão instalados no mezanino.
O Centro de Diagnóstico por Imagem é uma inovação em serviços oferecidos e apresenta diferenciais. A Unimed Santos é a segunda instituição do País a utilizar o equipamento Magneton Altea, carro-chefe da Siemens em ressonância magnética. A primeira é o Einstein, em São Paulo.
No Laboratório de Análises Clínicas, soluções de alta performance garantem resultados precisos. A capacidade tecnológica instalada permite realizar mais de 300 diferentes tipos de exames, no volume de 150 mil por mês.
A Unimed Santos inova, ainda, com um hospital-dia, que oferece suporte ao Centro Cirúrgico. Este, traz a primeira implantação, na América Latina, da solução Centricity, que gerencia eletronicamente a ficha anestésica, com integração ao Prontuário Eletrônico do Paciente.
“É uma unidade paper less, que elimina o uso do papel”, explica o presidente Claudino Guerra Zenaide. “É mais uma demonstração do nosso compromisso com a sustentabilidade”.
O Centro Médico se diferencia, ainda, por ser o primeiro serviço de saúde da Baixada Santista a implantar o Sistema de Correio Pneumático. Cápsulas circulam por tubos pressurizados, que interligam setores, permitindo o transporte, em segundos, de amostras laboratoriais, medicamentos e insumos.
SOLUÇÕES
Na Unidade de Quimioterapia, que integra o Centro de Infusões, houve cuidado especial com o conforto do paciente e do acompanhante. Foi idealizada para proporcionar atendimento integrado e humanizado, em ambiente acolhedor.
O Ambulatório de Especialidades dispõe de 19 consultórios e estrutura que inclui sala de cirurgia para pequenos procedimentos, sala de medicação, sala de curativos, posto de enfermagem e serviço social, entre outros recursos.
Na transferência para o Centro Médico, o Serviço de Medicina Física e Reabilitação ganhará recursos adicionais, que ampliam o arsenal de cuidados em reabilitação traumato-ortopédica e neurológica. É referência por ser o único supervisionado por médicos fisiatras, na rede suplementar de saúde da região.
“Com muita satisfação e sentimento de respeito pelo nosso cliente e pelos médicos cooperados, reafirmo que inovação, modernidade, e compromisso com a defesa da saúde são expressões que definem o nosso Centro Médico”, conclui Guerra Zenaide.