Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Sao-Carlos-autoriza-a-visita-de-animais-de-estimacao-aos-pacientes

Unimed São Carlos autoriza visita de animais de estimação aos pacientes

Ação faz parte do atendimento humanizado

30/10/2018 13:35 | Última Atualização 30/10/2018 14:35

​Ter um animal de estimação em casa pode ser melhor do que remédio e terapia juntos. Isso porque um cão, gato ou outro bichinho é capaz de deixar o dono mais feliz, otimista, ativo e menos solitário. No ambiente hospitalar, não é um hábito comum a presença dos animais de estimação. No entanto, o Hospital da Unimed São Carlos, a fim de deixar seu atendimento ainda mais humanizado, passou a permitir a visita de pets, diante de cumprimento de rígido protocolo e em situações específicas.

A primeira visita registrada no hospital foi de um cachorrinho ao seu dono, de 79 anos, internado em finitude. Questionado sobre seus desejos, o paciente pediu apenas encontrar seu cão-amigo, o Billy.

A médica responsável pelo tratamento do paciente, Fernanda Baldan, e o serviço especializado de Cuidados Paliativos da Singular, gerenciado pela médica Kátia Fuza, envolveram o paciente e seus familiares sobre as medidas de conforto, realizando as ações necessárias para que a visita fosse autorizada.

A esposa do paciente, a aposentada Maria Aurora Duarte, contou emocionada à equipe o carinho entre o marido e seu pet e a importância desse encontro. "Meu esposo queria ver o Billy, o seu xodó. Acho que o nosso cachorrinho sentiu tudo o que aconteceu. Depois de encontrar o dono, percebi que o Billy voltou a brincar e se alimentar. No dia em que meu marido faleceu, o cachorrinho ficou triste, mas logo acostumou, pois oferecemos a ele muito amor", relatou.

A médica Fernanda Baldan explica que, seguindo os protocolos estabelecidos, o pet não oferece risco e sim alívio ao seu dono internado: "São pacientes graves, terminais, muitas vezes sem soluções do ponto de vista médico. Os pets ajudam a recuperar o paciente, ou mesmo a humanizar o atendimento nessa finitude da vida. Nesse momento, é importante trazer um pouco da casa do paciente para dentro do hospital, já que não é possível ir para casa."

Como funciona a visita

A entrada de pets no Hospital Unimed é liberada sob rígido protocolo e indicada para pacientes em longos períodos de internação ou em finitude. Primeiramente, é preciso ter autorização do médico. Além disso, apresentar laudo veterinário atestando boas condições de saúde do animal, carteira de vacinação atualizada e comprovação que tomou banho nas últimas 24 horas.

Larissa Franco Lui, enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (SCIRAS), esclarece que a proposta é levar carinho e alegria aos pacientes internados. "A equipe do SCIRAS estudou sobre visita de pets para pacientes com internação prolongada ou cuidados paliativos, ou seja, pacientes em finitude. O local da visita será determinado pela equipe de enfermagem. Inicialmente, serão permitidas as visitas de gatos, cachorros ou pássaros. O contato com os bichos pode levar felicidade, bem-estar e paz aos pacientes que consideram seus pets como membro da família."

O diretor-técnico do hospital, o infectologista Paulo Motta, aponta a ação também como um diferencial da Unimed São Carlos. 'É importante salientar quais as situações permitidas para que o pet faça a visita, por isso temos um protocolo rígido que deve ser seguido, orientado pelo SCIRAS e o médico responsável de cada paciente. Estamos sempre trabalhando para oferecer o melhor tipo de atendimento aos nossos beneficiários, humanizando seu acolhimento em nosso Hospital", concluiu. 

Outras Notícias

 

 

Unimed Assis inaugura Jardim Sensorial em parceria com a prefeitura http://www.unimedfesp.coop.br/unimed-assis-inaugura-jardim-sensorial-em-parceria-com-a-prefeituraUnimed Assis inaugura Jardim Sensorial em parceria com a prefeitura
Unimed Sorocaba reúne lideranças no projeto Parto Adequadohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-sorocaba-reune-liderancas-no-projeto-parto-adequadoUnimed Sorocaba reúne lideranças no projeto Parto Adequado
Unimed Bauru entra na Campanha Nacional de Combate ao AVChttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-bauru-entra-na-campanha-nacional-de-combate-ao-avcUnimed Bauru entra na Campanha Nacional de Combate ao AVC
Unimed Regional Jaú promove IX Semana de Saúde Ocupacional http://www.unimedfesp.coop.br/unimed-regional-jau-promove-ix-semana-de-saude-ocupacionalUnimed Regional Jaú promove IX Semana de Saúde Ocupacional

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016