A Unimed São José do Rio Preto foi a vencedora do Prêmio Edmundo Castilho - Práticas de Sucesso - Atenção em Saúde, com o case "Gestão de Acesso na Atenção Primária à Saúde". O reconhecimento foi entregue no dia 23 de julho, durante o Congresso Nacional de Gestão em Saúde da Unimed do Brasil.
O trabalho mostrou de que forma a cooperativa conseguiu reduzir a utilização do Pronto Atendimento próprio, que funciona no Complexo de Saúde Unimed, por clientes Unimed First (plano de Atenção Integral à Saúde) e, com isso, gerar importante economia e redução da sinistralidade.
Para isso, várias medidas foram tomadas com objetivo de garantir atendimento aos beneficiários Unimed First, em até 48 horas, pela equipe de Atenção Primária à Saúde. Entre elas maior disponibilidade de acesso avançado aos pacientes, mudanças operacionais, melhorias no atendimento na recepção, novos protocolos, melhor organização de agenda, monitoramento do tempo em todas as etapas de atendimento, contato por telefone para orientar clientes, entre outros.
O produto Unimed First, direcionado ao mercado empresarial. Nele, o paciente é atendido sempre por um mesmo profissional, médico de família, e só é encaminhado para um especialista em caso de necessidade, o que contribui significativamente para redução da sinistralidade.
Em Rio Preto, esses atendimentos são realizados, inicialmente, no Núcleo de Atenção Integral à Saúde que funciona no Complexo de Saúde Unimed e é formado por equipe multidisciplinar. Profissionais capacitados para atender com foco na promoção de saúde e prevenção de doenças.
"O reconhecimento de excelência da Unimed do Brasil revela o quanto esse produto, que é direcionado ao mercado empresarial, é fundamental para a solidez das cooperativas do Sistema", afirmou o presidente do Conselho de Administração da Unimed Rio Preto, Helencar Ignácio.