Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Sorocaba-define-seu-planejamento-estrategico

Unimed Sorocaba define seu planejamento estratégico

Ação elaborada corresponde ao período de 2018 a 2021

04/04/2018 16:53 | Última Atualização 04/04/2018 16:54

Em julho do ano passado, a Unimed Sorocaba iniciou a elaboração do seu Planejamento Estratégico (PE) para o período de 2018 a 2021. A conclusão foi apresentada no dia 18 de janeiro ao Conselho de Administração e divulgada a cooperados e colaboradores em 28 de fevereiro.

No total, foram definidos 17 objetivos estratégicos, distribuídos em perspectivas específicas. Nelas, destacam-se as ações para gerar valor aos cooperados; ampliar os mercados de atuação, descentralizando e diversificando os serviços; garantir padrões de excelência, segurança e humanização na assistência à saúde; maximizar a utilização dos recursos da cooperativa e buscar atualização tecnológica e dos profissionais, em relação às melhores práticas do mercado.

"O último Planejamento Estratégico foi fundamental para a Unimed Sorocaba crescer e solidificar-se ainda mais, mesmo dentro de um dos mais críticos momentos econômicos e políticos do Brasil nos últimos anos", avaliou o presidente, José Francisco Moron Morad. "Este PE será nossa linha-mestra e nos guiará, sem sombra de dúvida, a outros quatro anos de crescimento sólido e valorização dos cooperados, clientes e colaboradores", concluiu.

O PE 2018-2021 foi desenvolvido com base no Balanced Scorecard (em tradução livre, "Indicadores Balanceados de Desempenho"). Trata-se de um método de medição e gestão de performance formulado em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, e largamente utilizado pelas principais empresas mundiais.

Segundo o superintendente da cooperativa, Miguel Villa Nova Soeiro, os processos de monitoramento e execução da estratégia foram aprimorados ao longo dos últimos seis anos, desde que o Balanced Score Card foi implantado. Assim, a metodologia para o Planejamento Estratégico já está bem consolidada:

"Isso traz excelentes resultados para a instituição. Revisitamos nossa matriz  swot, reavaliando os nossos pontos fortes, oportunidades, ameaças e pontos fracos, bem como a nossa Identidade Organizacional. Também desenvolvemos um novo mapa estratégico para o próximo quadriênio, com objetivos cuidadosamente definidos e traçados para o alcance da nossa Visão de Futuro".

A abertura oficial dos trabalhos do PE 2018-2021 ocorreu em 2 de agosto de 2017. Na ocasião, cooperados, gestores e líderes da Unimed Sorocaba assistiram à palestra de dois especialistas, que mostraram o cenário da saúde nos próximos quatro anos e o processo implementado para a gestão estratégica da Central Nacional Unimed.

Os meses seguintes foram de muito trabalho, ordenado em três etapas distintas. A primeira foi dedicada ao diagnóstico situacional da Unimed Sorocaba. Nela, os diretores executivos e do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) foram extensivamente entrevistados. Foram promovidos workshops com as lideranças da Cooperativa para identificar os elementos da matriz SWOT. Paralelamente, os cooperados e colaborados foram incentivados a enviar sugestões e contribuir com a criação do PE 2018-2021.

A segunda fase começou com a consolidação do Mapa Estratégico. Esta foi feita num workshop de imersão, com a presença de todos os membros dos Conselhos de Administração, Fiscal e Técnico; diretores executivos e do HMS e colaboradores que ocupam cargos de gerência. Neste momento, a identidade organizacional (missão, visão e valores) da Unimed Sorocaba foi revista e, efetivamente, o novo Mapa Estratégico foi desenhado e unificado. Até então, havia um para a Operadora e outro para o Hospital. Já o atual contempla quatro perspectivas: Sustentabilidade e Resultados para o Cooperado; Crescimento e Mercado; Excelência na Execução e Inovação; Pessoas e Tecnologia.

A terceira e última etapa contemplou a construção dos indicadores de monitoramento e da lista de projetos estratégicos. Se concretizados com sucesso, estes dispositivos permitirão à Cooperativa alcançar as metas do PE 2018-2021. Finalizado este ciclo, o material construído foi apresentado ao Conselho de Administração e, em 18 de janeiro, obteve sua aprovação.

Ao todo, foram 43 encontros, entre reuniões, apresentações e workshops. "Foi muito gratificante participar, pela terceira vez consecutiva, da elaboração de um Planejamento Estratégico", destaca Patrícia Bezerra da Silva, gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e Socioambiental. "Devo mencionar o quanto foi admirável o envolvimento da alta gestão neste processo – ainda restrito a um pequeno número de organizações. Isto só demonstra o elevado grau de maturidade em governança corporativa da Unimed Sorocaba", finalizou. ​

Outras Notícias

 

 

Unimed Santos promove concurso cultural sobre sustentabilidadehttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-santo-promove-concurso-cultural-sobre-sustentabilidadeUnimed Santos promove concurso cultural sobre sustentabilidade
Unimed Regional Jaú doa peças de roupa ao abrigo São Lourenço http://www.unimedfesp.coop.br/unimed-regional-jau-doa-pecas-de-roupa-ao-abrigo-sao-lourencoUnimed Regional Jaú doa peças de roupa ao abrigo São Lourenço
Arraiá GAPSDownLP é realizado na Unimed Lençóis Paulistahttp://www.unimedfesp.coop.br/arraia-gapsdownlp-e-realizado-na-unimed-lencois-paulistaArraiá GAPSDownLP é realizado na Unimed Lençóis Paulista
Centro Infusional e Referência Médica da Unimed Fesp inicia atividadeshttp://www.unimedfesp.coop.br/centro-infusional-e-referencia-medica-da-unimed-fesp-inicia-atividadesCentro Infusional e Referência Médica da Unimed Fesp inicia atividades

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016