Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Sorocaba-entrega-novo-espaco-aos-medicos-que-atuam-no-HMS

Unimed Sorocaba entrega novo espaço aos médicos que atuam no HMS

Local faz homenagem à cooperada da Singular

13/11/2019 14:44 | Última Atualização 13/11/2019 15:44

Na manhã de 18 de outubro, quando se comemorou o Dia do Médico, a Unimed Sorocaba entregou aos seus cooperados um novo espaço localizado no interior do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS): o “Espaço do Cooperado Dra. Maria Cecília Ferro”. Membros das diretorias da cooperativa e do Hospital, conselheiros, cooperados e gestores acompanharam a cerimônia.

Antes de desatar o nó da faixa inaugural, o presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Moron Morad, externou sua satisfação em abrir um espaço batizado com o nome da ex-cooperada Maria Cecília Ferro, falecida em 13 de dezembro de 2018. “Uma das últimas iniciativas que ela teve nesta instituição foi solicitar a autorização para que, voluntariamente, ensinasse aos alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato a compreensão e interpretação de textos a partir da leitura de clássicos da literatura nacional e internacional. Isso seria feito por meio do Programa Adote uma Escola, que, atualmente, é gerido pelo Instituto Dr. Miguel Soeiro”, lembrou.

Moron também parabenizou os colegas pelo “18 de Outubro” e disse estar satisfeito por entregar um espaço a eles, que são “a mola-mestra desta cooperativa”. Para descerrar a fita e a cortina que cobria a placa em homenagem a Maria Cecília Ferro, Moron convidou o cooperado e patologista (também sócio, colega e amigo da homenageada), Geraldo Santiago Hidalgo.

Na sequência, os presentes puderam conhecer os 79 m² de área construída do local, que será utilizado exclusivamente pelos médicos, como uma espécie de conforto médico – porém, muito mais amplo e com itens de arquitetura de interiores, tecnologia, utensílios e equipamentos diferenciados. Estão inclusos poltronas, sofás, geladeiras, computadores conectados à internet, tela de acompanhamento do Mapa Cirúrgico, tevês e monitores que exibem fatos noticiados pelos principais portais de notícia.

Apesar de haver diversos confortos médicos dentro do HMS, o Espaço do Cooperado Dra. Maria Cecília Ferro é completamente diferente dos demais. “Ele é mais do que merecido àqueles que atuam no Hospital e precisam ter seus momentos de relaxamento, descontração e pausa no trabalho”, sintetizou Moron.

O espaço está localizado estrategicamente na rota de ligação entre o estacionamento reservado aos médicos e o acesso ao Hospital. Sua concepção arquitetônica privilegiou, sobretudo, a funcionalidade e a privacidade dos usuários. “O acesso será restrito aos médicos”, ressaltou o diretor administrativo do HMS, Edson Cumpian Paulossi Júnior.

Após a inauguração, Moron voltou a destacar que esta denominação foi uma homenagem mais do que merecida a uma das mais importantes personagens da medicina local. “A nossa querida Cecília foi um exemplo em diversos sentidos. Por décadas, foi minha colega de docência na Faculdade de Medicina da PUC-SP, ajudando a formar milhares de médicos. Aqui, na Unimed Sorocaba, foi uma cooperada atuante. Participou de Comitês e Conselhos, sempre disposta a contribuir para a gestão e crescimento desta Cooperativa. Qualquer homenagem que prestássemos seria pequena diante de tudo o que ela representou à docência médica e à prática da patologia. Contudo, esta foi a forma de eternizá-la na história da nossa instituição”, resumiu.


Sobre a homenageada

Patologista e docente da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), Maria Cecília Ferro nasceu na cidade de Rio Preto (SP) e foi criada em Londrina (PR). Veio a Sorocaba para cursar a Faculdade de Medicina da PUC-SP, pela qual se formou em 1971. Fez doutorado e mestrado nessa mesma Universidade. Sempre atuou como patologista na cidade, onde também ocupou a diretoria do Conjunto Hospitalar.

Apesar da saúde delicada, era uma pessoa de extremo vigor e disposição às tarefas acadêmicas e profissionais, detentora de uma inteligência elevadíssima e muito pragmática. Até o dia anterior à sua morte, trabalhou normalmente.

Professora-titular do Departamento de Morfologia e Patologia da FCMS, ela esteve à frente de muitas pesquisas, sobretudo em linhas envolvendo câncer e educação médica. Era uma das figuras mais ativas da faculdade, da qual também foi vice-diretora no início dos anos 2000. Compunha o Núcleo Docente Estruturante (espaço no qual são discutidas as questões estruturais dos cursos) e, desde 2001, presidia o Grupo de Trabalho dos Laboratórios.

Em 2004, Maria Cecília recebeu o título de Cidadã Sorocabana; em 2014, foi homenageada pela Associação Paulista de Medicina e pela Sociedade Médica de Sorocaba e, em inúmeras formaturas da Faculdade de Medicina, foi uma das homenageadas pelos formandos.

Outras Notícias

 

 

Unimed Lençóis Paulista disponibiliza serviço de teleorientacãohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-lençóis-paulista-disponibiliza-serviço-de-teleorientaçãoUnimed Lençóis Paulista disponibiliza serviço de teleorientacão
Unimed Andradina comemora o Dia do Cooperativismo com ação internahttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-andradina-realiza-acao-interna-em-comemoracao-ao-dia-do-cooperativismoUnimed Andradina comemora o Dia do Cooperativismo com ação interna
Unimed COP promove a 1ª reunião do Comitê de Mercado Regional do anohttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-cop-promove-a-1a-reunião-do-comite-de-mercado-regional-do-anoUnimed COP promove a 1ª reunião do Comitê de Mercado Regional do ano
Unimed Ourinhos adota campanha de apoio ao comércio localhttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-ourinhos-lanca-campanha-de-apoio-ao-comercio-localUnimed Ourinhos adota campanha de apoio ao comércio local

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016