Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Sorocaba-incentiva-a-doacao-de-orgaos-

Unimed Sorocaba incentiva a doação de órgãos

Mais de 3.000 pessoas aderiram à campanha

16/10/2019 15:36 | Última Atualização 16/10/2019 15:36

No dia 27 de setembro celebra-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos e o corpo clínico e os funcionários da Unimed Sorocaba, totalizando mais de 3.000 pessoas, se uniram em torno da campanha "diga sim", que visa aumentar a consciência das pessoas em manifestar, junto aos seus familiares, sua decisão de serem doadoras de órgãos.

A campanha, inicialmente concebida para ser divulgada internamente e nas redes sociais da cooperativa, ganhou repercussão regional junto aos principais veículos de comunicação, como as afiliadas das redes Globo e SBT, o jornal impresso Cruzeiro do Sul, as rádios Ipanema, Vanguarda e Cruzeiro FM e em sites de notícias.

No Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), foram proferidas palestras pelos cooperados Robenilson Almeida Souza (Transplante de Medula Óssea), Frederico Brandão (Doação de Sangue e Medula Óssea) e Milene Cristina Devito Guilhem (Transplante Renal), pelo especialista em transplantes de fígado Renato Hidalgo e pelo enfermeiro da equipe de Transplantes José Santos da Silva Júnior (Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes).

A ação nas redes sociais teve como mote a palavra "sim", destacando que, na maioria dos momentos mais importantes da vida, como um pedido de casamento, esse termo é decisivo. Ela também alertou para o fato de que muitas pessoas desejam ser doadoras, mas seus familiares não chegam sequer a saber dessa intenção. Por isso, é essencial manifestar essa disposição à família.

Além da factualidade da data, o tema tem forte ligação com a Singular. Afinal, ela é um dos mais ativos centros transplantadores credenciados pelo Ministério da Saúde. Até o momento, já realizou cerca de 1.200 desses procedimentos, classificados como de alta complexidade, em seu hospital – muitos deles, para pacientes cobertos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A história da Unimed Sorocaba com os transplantes começou ainda na década de 90, pouco tempo depois de o seu hospital ser inaugurado, quando foram feitos os primeiros transplantes de córneas. Em 2002, foi firmado o primeiro convênio para a realização de transplantes de fígado por meio do SUS, sendo que, no dia 14 de março do ano seguinte, aconteceu o primeiro desses procedimentos. Já o primeiro transplante de coração ocorreu em 9 de agosto de 2004.

Gradativamente, no HMS, começaram a ser realizados outros tipos de transplantes, como conjugado fígado-rim, medula óssea autólogo, medula óssea alogênico, musculoesquelético e rim (tanto intervivos quanto de doares falecidos).

Hoje, ele continua sendo o único hospital privado do interior paulista habilitado para realizar transplantes de fígado. É, ainda, o quinto centro com maior produção nesta modalidade de procedimento, dentre as 34 equipes habilitadas no estado. 

"Paralelamente ao aspecto técnico – por ser uma cirurgia de alta complexidade, que exige um elevadíssimo grau de capacitação técnica das equipes envolvidas e da estrutura hospitalar –, contribuímos para a saúde pública, uma vez que o procedimento pode ser realizado em nossa instituição para pacientes cobertos pelo SUS", relatou o presidente da cooperativa José Francisco Moron Morad.

Até o momento, a Cooperativa já contabilizou 1.202 transplantes (veja composição logo abaixo), somando os renais, ósseos, de córnea, de fígado, de fígado-rim (duplo), de medula óssea (autólogo e alogênico) e de coração. Muitos deles foram feitos com recursos do SUS, beneficiando, inclusive, pessoas que não eram clientes da Unimed Sorocaba ou que moravam em outros estados da Federação.


Composição dos 1.202 transplantes já realizados:

  • córnea: 725
  • fígado: 168
  • fígado-rim: 2
  • medula óssea autólogo: 222
  • medula óssea alogênico: 14
  • coração: 21
  • ósseo (tecnicamente denominado tecido ósteo-condro-fáscio-ligamentoso): 44
  • rim (intervivos): 4
  • rim (doador falecido): 2

Segundo o vice-presidente da Singular, Paulo Hungaro Neto, atualmente, a cooperativa é, dentro do Sistema Unimed (formado por cerca de 360 singulares), a única habilitada para realizar todas essas modalidades de transplantes.

Superar a barreira dos 1.100 transplantes é excepcional. Contudo, Paulo Hungaro aponta outro viés dessa conquista: "Mais do que a expressividade quantitativa, temos alcançado índices altamente significativos de sobrevida, graças aos investimentos tecnológicos e, principalmente, à capacitação técnica dos colegas médicos e colaboradores que atuam especificamente nessa área", pontuou.

Outras Notícias

 

 

Unimed Pindamonhangaba promove exposição de Dia das Criançashttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-pindamonhangaba-promove-exposicao-de-dia-das-criancasUnimed Pindamonhangaba promove exposição de Dia das Crianças
Hospital Unimed Bauru realiza reunião da Rede Integrada de Emergênciashttp://www.unimedfesp.coop.br/hospital-unimed-bauru-realiza-reuniao-da-rede-integrada-de-emergenciasHospital Unimed Bauru realiza reunião da Rede Integrada de Emergências
Unimed Nordeste Paulista participa do 1º Fórum de Saúde da ABRH-SP http://www.unimedfesp.coop.br/unimed-nordeste-paulista-participa-do-1-forum-de-saude-da-abrh-spUnimed Nordeste Paulista participa do 1º Fórum de Saúde da ABRH-SP
Cremesp realiza curso sobre Atestado Médico na Unimed Jaboticabalhttp://www.unimedfesp.coop.br/cremesp-realiza-curso-sobre-atestado-medico-na-unimed-jaboticabalCremesp realiza curso sobre Atestado Médico na Unimed Jaboticabal

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016