"A leitura engrandece a alma", já dizia o filósofo francês Voltaire. Com o foco em auxiliar o ensino, o vocabulário e despertar o interesse por livros entre seus alunos, a Escola Estadual Monteiro Lobato recebeu, em agosto, o Projeto Ler e Aprender. A ação foi desenvolvida pelo Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade da Unimed Sorocaba, que apadrinhou esta instituição de ensino no segundo semestre de 2018, por meio do Programa Adote uma Escola. A iniciativa do projeto foi da médica cooperada Maria Cecília Ferro, que além de idealizar a ação, conduz, semanalmente, as atividades de leitura com uma turma de 10 alunos.
Duas vezes por semana, 20 estudantes participam, em seus respectivos períodos, das atividades propostas. O primeiro título abordado foi um clássico da literatura mundial "A volta ao mundo em 80 dias", de Júlio Verne.
A ação é colocada em prática com a ajuda da voluntária da escola, Walquíria Aparecida Barbosa, a Kika, bem como da própria Cecília, que afirma estar realizando um sonho: "Oferecer um clube de leitura era um desejo antigo. Ele é muito importante, pois, na medida em que os jovens leem, podemos apresentá-los novas palavras e estimulá-los a buscar seus significados no dicionário".
A especialista prossegue: "Com isso, os participantes aprendem a ler e a compreender. A leitura não só abre os horizontes, como também torna possível viajar, conhecer culturas e abrir a alma para outras experiências. Acho que este é um momento mágico – principalmente para estes alunos, que são tão jovens".
Segundo o superintendente da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro Filho, o projeto é uma forma de contribuir com o desenvolvimento dos estudantes. "A educação é um pilar extremamente relevante na formação das crianças. A leitura e interpretação as auxiliará por toda a vida. É nosso papel cooperar com a evolução e o crescimento delas", relatou.