Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Sorocaba-promove-aula-sobre-tecnologia-para-a-terceira-idade

Unimed Sorocaba promove aula sobre tecnologia para a terceira idade

Uso do smartphone e redes sociais foram o foco da ação

20/06/2018 09:58 | Última Atualização 20/06/2018 09:59

Aproximadamente, vinte idosos se reuniram no Espaço Viver Bem, da Unimed Sorocaba, para uma aula sobre tecnologia. Durante a atividade, foram ensinadas desde noções básicas sobre celulares (como ligar e desligar o aparelho, tirar fotos e programar o despertador) até intermediárias (como salvar contatos, mandar mensagens via WhatsApp e usar o Facebook).

O professor da turma foi Thiago Barreiros, do Setor de Tecnologia da Informação da cooperativa. Segundo ele, o primeiro passo foi apresentar os objetivos do curso e as mudanças tecnológicas dos últimos cinquenta anos. "Em seguida, fomos para a parte prática, com o manuseio das funcionalidades e aplicativos para smartphones", destacou.

Thiago ressaltou ainda que cada participante tem seu próprio tempo. Considerando que é preciso exercitar a memória, a recomendação é que o aprendizado aconteça de forma natural e contínua.

Para o geriatra Charles Rodrigues, cooperado da Singular, a ação foi interessante para perceber os obstáculos enfrentados pelos mais idosos. "Quem adentra a terceira idade apresenta, hoje, alguma dificuldade em adaptar-se à tecnologia. Mas, com esforço e dedicando um pouco de tempo, estas pessoas aprendem a utilizar muitos recursos disponíveis," acrescentou.

A participante Thirzah Bonlang (88) tinha a intenção de expandir e solidificar seus contatos. "A tecnologia ajuda muito na comunicação. Como pode uma caixinha permitir falar com o mundo?", sorriu. Já para Carlos Cordeiro (78), o foco era aprender tudo o que pudesse e não ficar para trás. "Hoje o conceito de analfabetismo caracteriza quem não sabe mexer em celulares", ponderou.

De acordo com o geriatra, as pessoas nascidas nas últimas décadas convivem desde cedo com a tecnologia. Porém para o idoso, cada progresso significa um novo e extenso processo de aprendizagem. "Isso se aplica, sobretudo, àqueles acima dos 70, 75 anos. Salvo exceções, a dificuldade na utilização dos recursos tecnológicos é maior, porque as mudanças acontecem em ritmo acelerado," declarou.

Rodrigues indicou outros pontos, decorrentes do avanço da idade, que impõem obstáculos. "A perda da acuidade visual impossibilita enxergar as letras pequenas na tela do celular. Já os botões são pensados para dedos pequenos, sem deformidades. Para quem tem alterações nas articulações, provocadas pela osteoartrite, manejá-los é um desafio."

Durante a aula, estavam presentes membros do programa Viver Bem, que também participam, rotineiramente, de atividades como caminhadas monitoradas, oficinas de exercícios, coral e aulas de artesanato e de danças circulares.

"Percebemos a necessidade de indicar aos idosos meios de interagir com a tecnologia, buscando levar conhecimento e autonomia ao seu dia a dia", explicou Andreia Dalboni, gerente do EVB. O evento promoveu, ainda, uma ação social: a doação de fraldas geriátricas, direcionadas a uma instituição que atende pessoas carentes.

Outras Notícias

 

 

Unimed Salto/Itu conquista selo prata de Governança e Sustentabilidadehttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-saltoitu-conquista-selo-prata-de-governanca-e-sustentabilidadeUnimed Salto/Itu conquista selo prata de Governança e Sustentabilidade
Unimed Lins realiza 6ª Caminhada Regional Unimedhttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-lins-realiza-6-caminhada-regional-unimedUnimed Lins realiza 6ª Caminhada Regional Unimed
Medicina Preventiva da Unimed São Roque realiza Curso para Gestanteshttp://www.unimedfesp.coop.br/medicina-preventiva-da-unimed-sao-roque-realiza-curso-para-gestantesMedicina Preventiva da Unimed São Roque realiza Curso para Gestantes
Unimed Itapeva agiliza autorizações via Whatsapphttp://www.unimedfesp.coop.br/unimed-itapeva-agiliza-autorizacoes-via-whatsappUnimed Itapeva agiliza autorizações via Whatsapp

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2016 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016