Nos dias 16 e 17 de março, a Unimed Sorocaba realizou um workshop sobre governança corporativa para os conselheiros administrativos, fiscais e técnicos. A atividade, realizada no Novotel, foi conduzida pelo consultor de empresas, pesquisador e articulista Alexandre Di Miceli da Silveira, que também atua nesta área em outros países.
O objetivo do encontro foi reforçar a conscientização das lideranças da cooperativa sobre a importância de adotar e comprometer-se com as boas práticas de governança corporativa em longo prazo.
O presidente da Singular, José Francisco Moron Morad, conta que a instituição iniciou uma reformulação em seu modelo de gestão. Uma das premissas foi o aprimoramento da governança corporativa e estimular ainda mais o aperfeiçoamento dos processos internos.
"Queremos um modelo de gestão totalmente norteado por valores que tocam, direta e democraticamente, os cooperados, funcionários, órgãos públicos e comunidade, entre outros. Assim, a ética, transparência, responsabilidade, meritocracia e sustentabilidade – para citar apenas alguns valores – deverão convergir solidamente", explicou.
O dirigente destacou ainda que autonomia, o poder e a responsabilidade não podem estar dissociados. "É necessário incentivar ambientes onde as pessoas se sintam confortáveis para tomar decisões. Por isso, evidenciaremos a formação de gestores e líderes conscientes, com independência intelectual, qualificação, disponibilidade, interesse, envolvimento e comprometimento, para pensar e repensar o dia a dia da empresa e planejar seu futuro", finalizou Moron.