Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

 Banner com Menu - Web Part

 Editor de Conteúdo

 

O que é?

A Medicina Baseada em Evidências é um movimento médico iniciado oficialmente em 1992. Seu conceito foi definido em um artigo publicado no Journal of American Medical Association (JAMA) e se baseia na aplicação do método científico a toda prática médica. Segundo Bernardo (2006, p. 4), a Medicina Baseada em Evidências (MBE) é originalmente definida como o uso consciente, explícito e crítico da melhor evidência atual, integrado com a experiência clínica, e aos valores e preferências do paciente.

Programa Estadual de Medicina Baseada em Evidências

Desde 2000, a Unimed Fesp desenvolve ações relacionadas à Medicina Baseada em Evidências, buscando a formação de uma massa crítica de profissionais de saúde que tenham conhecimento e domínio da ferramenta, transformando-os em multiplicadores em suas regiões. O programa conta com oficinas mensais, nas quais os participantes desenvolvem estudos de MBE sobre temas que impactam no dia a dia das Unimeds paulistas. Além das ações educativas, o programa também atende a demandas relacionadas à emissão de estudos clínicos de MBE. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mbe@unimedfesp.coop.br.

Sobre os artigos:
O professor livre docente da Faculdade de Medicina da USP e coordenador técnico do Programa Estadual de MBE, Dr. Wanderley Marques Bernardo, tem escrito textos que apresentam e discutem resultados, ideias, métodos, técnicas e processos produzidos na área da saúde. Os materiais propõem melhorias e geram reflexões nos aspectos de gestão, assistência, inovação e metodologia.






 

​​