Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

 Banner com Menu - Web Part

 Editor de Conteúdo

A vacinação é de extrema importância para que doenças infecciosas sejam controladas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as vacinas representam o tratamento com melhor custo-benefício em saúde pública, pois evitam 2,5 milhões de mortes por ano e reduzem os custos dos tratamentos específicos de doenças evitáveis.

VACINAS

Confira a seguir as vacinas que fazem parte do calendário de vacinação dos adultos, entre 20 e 59 anos:

Hepatite B - Fornece proteção contra a hepatite causada pelo vírus B. O esquema vacinal é composto por 3 doses. Verifique em sua carteira de vacinação se você está imunizado adequadamente. Caso seja necessário, inicie a imunização com a primeira dose. A segunda deverá ser aplicada após 2 meses e a terceira depois de 4 meses da aplicação da primeira dose.

Sarampo, Caxumba, Rubéola / SCR - Também conhecida como a vacina tríplice viral, trata-se de uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Para pessoas de 20 a 29 anos de idade recomenda-se duas doses da vacina SCR. Adultos acima de 30 anos apenas uma dose se faz necessária.

Vacina dupla tipo adulto – dT - Protege contra difteria e tétano.  A vacina é composta por 3 doses. Verifique em sua carteira de vacinação se o esquema vacinal está completo. Caso seja necessário, inicie com a primeira dose. Após dois meses, aplique a segunda e, após 4 meses da primeira dose, tome a terceira dose. Além desse esquema vacinal, é importante manter a aplicação de uma dose de reforço a cada dez anos.

Febre amarela - A vacina previne contra a febre amarela, transmitida por meio de picadas de mosquitos.

A vacina é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado. A OMS recomenda apenas a aplicação de uma dose da vacina. O medicamento é composto por uma dose única e protege ao longo da vida.

Vacina HPV - Previne contra infecções provocadas pelo vírus do papiloma humano, causador de verruga genital e de vários tipos de neoplasia, como o câncer cervical, mais conhecido como câncer de colo do útero.

IMPORTANTE: a vacina HPV está disponível para jovens de até 26 anos de idade, vivendo com HIV/ Aids, submetidos a transplantes de orgãos sólidos, transplantados de medula óssea ou pacientes oncológicos. Esquema vacinal é composto por 3 doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após 2 meses da primeira dose e, a terceira, 6 meses depois da primeira aplicação.

Núcleo de Atenção à Saúde www.unimedfesp.coop.br gerenciamento.saude@unimedfesp.coop.br telefone: (11) 2146-2686​